Trabalho infantil. Estimativas globais 2020, tendências e o caminho a seguir (resumo)

O relatório Trabalho infantil: estimativas globais 2020, tendências e o caminho a seguir apresenta o ponto de situação no esforço global para acabar com o trabalho infantil.

De acordo com as estimativas do trabalho infantil produzidas pela OIT de quatro em quatro anos desde 2000, os cálculos para 2020 baseiam-se na extrapolação dos dados dos inquéritos nacionais às famílias. As novas estimativas utilizam mais de 100 inquéritos às famílias que abrangem dois terços da população mundial de crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos.

O que o relatório nos diz é alarmante. O progresso global contra o trabalho infantil estagnou pela primeira vez desde que começámos a produzir estimativas globais há duas décadas. Além disso, sem medidas urgentes de mitigação, é provável que a crise da COVID-19 empurre mais milhões de crianças para o
trabalho infantil.

Estes resultados constituem uma importante confirmação realidade no cumprimento do compromisso internacional de acabar com o trabalho infantil até 2025. Se não reunirmos as vontades e os recursos necessários para agir agora a um nível sem precedentes, serão necessários muitos anos para eliminar o trabalho infantil.