Projeto CERALC

Fundo CERALC para a promoção de conduta empresarial responsável na América Latina e no Caribe

O Projeto CERALC

Implementado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OHCHR), e financiado e projetado em colaboração com a União Europeia (União Europeia) EU), o projeto de Conduta Empresarial Responsável na América Latina e Caribe (CERALC) tem como objetivo promover o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo por meio do apoio às práticas de Conduta Empresarial Responsável (CER), em consonância com os instrumentos das Nações Unidas, da OIT e da OCDE.

O objetivo do projeto é promover o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo tanto na UE quanto na América Latina e Caribe, por meio do apoio a práticas de conduta empresarial responsável, de acordo com os instrumentos das Nações Unidas, OIT e OCDE. O Projeto combina atividades regionais e nacionais. Essas atividades são implementadas em nove países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá e Peru.

O Fundo CERALC

O Fundo CERALC forneceu oportunidades de financiamento direto para iniciativas na região que contribuíram para a promoção e implementação da Conduta Empresarial Responsável (CER). As propostas financiadas contribuíram para aumentar a conscientização sobre os benefícios e impactos positivos das CER entre governos, empresas (incluindo PMEs), organizações de empregadores e trabalhadores e outros atores da sociedade civil.

Objetivos específicos

  • Facilitar a colaboração entre as iniciativas de Conduta Empresarial Responsável.
  • Facilitar o desenvolvimento de atividades concebidas e executadas por entidades sem fins lucrativos que promovam e fortaleçam a adoção de práticas de CER a serem implementadas por empresas latino-americanas, caribenhas e europeias, incluindo, entre outras, PMEs.

  1. Projetos vencedores da 1ª chamada

    • Capacitação e certificação de pequenas e médias empresas na Colômbia, Equador e Panamá em práticas de Conduta Empresarial Responsável: CER-PYME (Acessar a iniciativa)
    • Mulheres e Covid-19: superando os impactos desproporcionais da pandemia em setores econômicos críticos por meio de uma conduta empresarial responsável (Acessar a iniciativa)
    • Entenda e prepare-se para due diligence em direitos humanos e meio ambiente na América Latina (Acessar a iniciativa)

  1. Winning projects of the 2nd call

    • Protocolo Setorial de Conduta Empresarial Responsável no setor financeiro de Seguros na Costa Rica e Panamá (Acessar a iniciativa)
    • Fortalecimento dos mecanismos estatais extrajudiciais de acesso à reparação em matéria de negócios e direitos humanos (INDH e OCDE PNC) na Colômbia e no Peru (Acessar a iniciativa)
    • Gestão e transparência dos aspectos Ambiental, Social e de Governança - ASG (Acessar a iniciativa)