Ícone do combate ao trabalho infantil recebe Prêmio Nobel da Paz

O indiano Kailash Satyarthi, fundador e idealizador da Marcha Global Contra o Trabalho Infantil, recebeu o Prêmio Nobel da Paz 2014, junto com a ativista paquistanesa Malala Yousafzay.

News | 13 October 2014
O indiano Kailash Satyarthi, fundador e idealizador da Marcha Global Contra o Trabalho Infantil, recebeu o Prêmio Nobel da Paz 2014, junto com a ativista paquistanesa Malala Yousafzay.

O presidente do Comitê Nobel, Thorbjorn Jagland, anunciou na última sexta-feira, 10 de outubro, o nome dos dois ganhadores na capital norueguesa Oslo, destacando “sua luta contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação”. Segundo Jagland, “crianças devem frequentar a escola e não ser exploradas financeiramente”.

O Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, disse que o anúncio do Prêmio Nobel da Paz deste ano representa um momento marcante na luta contra o trabalho infantil. A Diretora do Escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, também parabenizou os dois ativistas pela conquista: “Satyarthi sempre trabalhou muito próximo à OIT ao longo de sua incansável trajetória de enfrentamento ao trabalho infantil, enquanto Malala representa uma verdadeira inspiração na busca pela garantia do direito à educação para todas as crianças. Tenho certeza de que este reconhecimento fortalecerá ainda mais a luta pela eliminação de todas as formas de trabalho infantil e pelo pleno respeito aos direitos e à proteção integral de crianças e adolescentes”.

Reconhecido ativista mundial contra a escravidão de crianças, Satyarthi participou da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, realizada pela OIT em Brasília em outubro de 2013. Na ocasião, ele também viajou ao Equador, ao Chile e ao Peru, onde visitou o Escritório Regional da OIT para a América Latina e o Caribe e afirmou que compartilha o compromisso da Organização pela justiça social, ressaltando que a base para alcançá-la é a garantia do acesso à educação de qualidade para todas as crianças.

Em 1998, Satyarthi organizou uma marcha global contra o trabalho infantil, que mobilizou mais de sete milhões de pessoas em 103 países e terminou na sede da OIT em Genebra, durante a realização da 86ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho. O movimento inspirou a primeira versão da Convenção 182 da OIT sobre a erradicação das piores formas de trabalho infantil, que um ano depois seria aprovada por unanimidade na mesma conferência.

Em entrevista para a imprensa indiana na sexta-feira, Satyarthi disse: “A pobreza não pode ser usada como uma desculpa para que o trabalho infantil e a exploração de crianças continuem existindo. Existe uma relação triangular entre trabalho infantil, pobreza e analfabetismo, e eu tenho tentado combater tudo isso junto”.

A paquistanesa Malala Yousafzay é uma ativista reconhecida mundialmente por defender o direito das meninas à educação. Em 2012, ela sobreviveu a um ataque do grupo Taleban. Hoje Malala se tornou a mais jovem vencedora de um Prêmio Nobel. Os dois ganhadores serão convidados a receber suas medalhas e o prêmio de US$ 1,1 milhão, que será dividido igualmente, durante uma cerimônia na Noruega em dezembro.