Recursos: Trabalho Infantil no Brasil

  1. Série SmartLab de Trabalho Decente 2023: Deficiências em políticas públicas de prevenção preocupam e detecção do trabalho infantil em suas piores formas persiste, aponta Observatório

    20 de Junho de 2023

    Estudos publicados na atualização 2023 do Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil mostram que as notificações de acidentes de trabalho graves envolvendo crianças e adolescentes apresentou aumento de 24% em relação ao ano anterior, de acordo com os registros do SINAN, do Ministério da Saúde. Total de resgatados do trabalho escravo já atinge 1,1 mil crianças e adolescentes e proteção social alcança reduzida fração da população vulnerável.

  2. OIT e parceiros promovem diálogos estratégicos para promoção do trabalho decente na cadeia produtiva da pecuária bovina no Mato Grosso do Sul

    19 de Junho de 2023

    CONTAR, CPT e ONG Repórter Brasil são os parceiros implementadores da OIT no projeto no Brasil.

  3. Brasil e OIT assinam novo programa de Parceria Sul-Sul para promover a justiça social no Sul global

    16 de Junho de 2023

    O lançamento da iniciativa reuniu representantes da OIT, do governo e de organizações de trabalhadores e de empregadores brasileiros em Genebra.

  4. Cooperação Sul-Sul: Genebra sedia 10ª Reunião Anual OIT/Brasil

    14 de Junho de 2023

    Este evento dará visibilidade ao compromisso do Brasil com a cooperação para o desenvolvimento e sua parceria com a OIT na luta contra o trabalho infantil, na eliminação do trabalho forçado, na promoção da proteção social, empregos verdes, dentre outros temas.

  5. OIT integra Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil

    13 de Junho de 2023

    Os novos membros da CONAETI tomaram posse em cerimônia, que marcou o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

  6. Para que haja justiça social para todas as pessoas, precisamos acabar com o trabalho infantil

    12 de Junho de 2023

    No Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, em 12 de junho de 2023, o diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, faz um apelo à comunidade internacional por um maior apoio à justiça social e para intensificar a luta contra o trabalho infantil.

  7. Para que haja justiça social para todas as pessoas, precisamos acabar com o trabalho infantil

    12 de Junho de 2023

    No Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, em 12 de junho de 2023, o diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, faz um apelo à comunidade internacional por um maior apoio à justiça social e para intensificar a luta contra o trabalho infantil.

  8. Campanha nacional convoca a sociedade a lutar contra o trabalho infantil

    1 de Junho de 2023

    Com poesia de Bráulio Bessa e desenhos inspirados na arte do cordel, MPT, FNPETI, OIT, o Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego buscam conscientizar todo o país sobre essa grave violação dos direitos humanos, no mês de luta contra o trabalho infantil.

  9. Cooperação CPLP - OIT

    19 de Maio de 2023

    A parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) está ancorada na justiça social, em particular no Trabalho Decente, e promove o diálogo tripartite com a Cooperação Sul-Sul e Triangular (CSTC). Para mais informações sobre a cooperação CPLP – OIT, consulte a plataforma South-South Meeting Point, que disponibiliza as últimas atualizações e documentos relevantes sobre esta parceria.

  10. TST, OIT e Enamat assinam memorando para promoção do trabalho decente

    16 de Maio de 2023

    O memorando também trata do enfrentamento a todas as formas de exploração e discriminação no mundo do trabalho