Mais informação sobre trabalho doméstico

  1. © mibolsillo.com 2024

    Mais de 4 milhões de mulheres não conseguiram retornar ao trabalho na América Latina e no Caribe

    3 de Março de 2022

    Alta taxa de desocupação de 16,4%, alta informalidade e sobrecarga de tarefas de cuidados são fatores que contribuem para aumentar as disparidades de gênero no mercado de trabalho. Uma nova Nota Técnica da OIT analisa as políticas que podem ser utilizadas para recuperar o terreno perdido.

  2. © OIT/K. Azcurra 2024

    Livro apresenta alternativas para ampliar direitos de trabalhadoras domésticas e cuidadoras

    3 de Fevereiro de 2022

    Publicação é resultado de parceria entre Ipea e OIT.

  3. © OIT/K. Azcurra 2024

    Informalidade e não cumprimento de leis atrapalham o progresso regulatório de 14,8 milhões de trabalhadoras domésticas na região

    17 de Novembro de 2021

    Na América Latina e no Caribe, 4,1 milhões de trabalhadoras domésticas podem efetivamente acessar seus direitos e proteções de fato. Dezoito dos 35 países do mundo que ratificaram a Convenção nº 189 da OIT sobre trabalhadoras trabalhadores domésticos, adotada há uma década, são desta região.

  4. Folheto Passo a Passo de uma negociação coletiva no setor do trabalho doméstico

    1 de Julho de 2021

    A negociação coletiva é um direito fundamental dos trabalhadores, assegurado pela CLT no Brasil e por normas internacionais. Contribui para melhorar salários, condições de trabalho, assim como a igualdade econômica e social ao garantir uma proteção mínima para os(as) trabalhadores(as). Elaborado por: Organização Internacional do Trabalho (OIT), Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo (S.T.D.M.S.P)

  5. Uma experiência de negociação coletiva no setor do trabalho doméstico no Brasil: o caso do município de São Paulo

    1 de Julho de 2021

    Elaborado por: Organização Internacional do Trabalho (OIT), Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo (S.T.D.M.S.P)

  6. Migração laboral aumenta em cinco milhões globalmente

    30 de Junho de 2021

    Um novo relatório da OIT estima que, entre 2017 e 2019, o número de trabalhadoras e trabalhadores migrantes internacionais aumentou de 164 milhões para 169 milhões.

  7. Série aborda direitos e vulnerabilidades de trabalhadoras domésticas na COVID-19

    21 de Junho de 2021

    No mês do décimo aniversário da Convenção Nº 189 da OIT, mobilização do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, sociedade civil e ONU pretende sensibilizar as pessoas sobre as vulnerabilidades que as trabalhadoras domésticas estão expostas em seu dia a dia.