Mais informação sobre trabalho doméstico
-
Nota 6 - Proteção à maternidade: um direito das trabalhadoras domésticas remuneradas
1 de Dezembro de 2011
A sexta nota trata do direito à proteção da maternidade. Esse direito é de particular relevância para as trabalhadoras domésticas remuneradas, já que a maioria delas é mulher, e muitas delas são jovens e em idade reprodutiva.
-
Nota 5 – Uma jornada de trabalho decente para as trabalhadoras domésticas remuneradas
1 de Dezembro de 2011
A quinta nota trata da regulamentação da jornada de trabalho das trabalhadoras domésticas.
-
Nota 3 – Erradicar o trabalho infantil doméstico
1 de Dezembro de 2011
A terceira Nota trata da erradicação do trabalho infantil doméstico em casa de terceiros, entendido como toda atividade econômica realizada por pessoas menores de 18 anos fora de sua família nuclear e pelas quais podem ou não receber alguma remuneração.
-
Guia para programas de qualificação para as trabalhadoras domésticas
1 de Dezembro de 2011
Considerando o interesse e a demanda para desenvolver ações de qualificação para trabalhadoras domésticas em nível local (estados e municípios), a OIT e a Seppir desenvolveram este Guia, que, a partir da experiência federal do Programa Trabalho Doméstico Cidadão, traça algumas orientações para ações semelhantes em unidades federativas.
-
Nota 2 - Salários dignos para as trabalhadoras domésticas remuneradas
1 de Dezembro de 2011
A segunda Nota da série trata da questão da remuneração das trabalhadoras domésticas na região.
-
Nota 5 - Convenção e Recomendação sobre Trabalho Decente para as Trabalhadoras e os Trabalhadores Domésticos
1 de Dezembro de 2011
A quinta Nota Informativa sobre o tema trabalho doméstico apresenta os textos na íntegra da Convenção 189 e da Recomendação 201.
-
Nota 4 - Conferência Internacional do Trabalho 2011: a OIT realiza a segunda rodada de discussões sobre o tema trabalho decente para as/os trabalhadoras/os domésticas/os
1 de Dezembro de 2011
A quarta Nota resgata todo o processo de discussão realizado até o momento sobre um possível instrumento normativo sobre o trabalho decente para as trabalhadoras domésticas e apresenta os principais pontos do mais recente Relatório da OIT sobre o tema – Relatório Azul (IV – 2A e 2B “ Trabajo decente para los trabajadores domésticos”).