Mais informação sobre trabalho doméstico

  1. © Alex Proimos 2024

    Dez anos depois, as trabalhadoras domésticas continuam lutando por igualdade e trabalho decente

    15 de Junho de 2021

    No décimo aniversário da adoção da Convenção sobre as trabalhadoras e os trabalhadores domésticos, a pandemia da COVID-19 colocou em evidência a contínua vulnerabilidade que afeta a categoria profissional no mercado de trabalho.

  2. Convenção 189: quatro pontos para você entender a importância da promoção do trabalho decente para trabalhadoras domésticas em tempos de COVID-19

    27 de Abril de 2021

    O dia 27 de abril marca o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. Pelo segundo ano consecutivo, a data é lembrada durante a pandemia. Apesar de sua importância central para a organização social e econômica de um país, o trabalho doméstico ainda se caracteriza pela invisibilidade, desvalorização e baixa regulamentação.

  3. OIT lança concurso vídeo-minuto sobre o trabalho doméstico na América Latina

    30 de Março de 2021

    O concurso intitulado "Trabalho Decente Começa em Casa", anunciado no México, faz parte da comemoração do 10º aniversário da adoção da Convenção nº 189 da OIT sobre o trabalho doméstico.

  4. Uma estratégia de integração socioeconômica para fazer da migração um fator para o desenvolvimento sustentável

    10 de Março de 2021

    Mais de 5 milhões de venezuelanos e venezuelanas deixaram seu país e 85% se mudaram para outros países da América Latina e Caribe, gerando uma crise migratória sem precedentes, destacaram o PNUD e a OIT ao apresentar a estratégia regional.

  5. Brasil: Impacto da pandemia de COVID-19 sobre o mercado de trabalho

    15 de Fevereiro de 2021

    Em fevereiro de 2020, os primeiros casos do novo Coronavírus foram detectados no Brasil. As medidas adotadas, pelos entes nacionais e entidades privadas, para estimular o isolamento social e combater a infecção incluem restrição de viagens, fechamento de escolas e comércio, restrição a atividades produtivas e nos casos mais extremos lockdowns com restrição à movimentação da população. Essas medidas, junto com a mortalidade e morbidade da pandemia em si, claramente causam grande impacto na economia como um todo, e, mais particularmente, no mercado de trabalho.

  6. Disparidade salarial de migrantes aumenta em muitos países de alta renda

    14 de Dezembro de 2020

    Migrantes ganham quase 13% menos do que os trabalhadores nacionais, mostra um estudo da OIT. Em alguns países, a diferença chega a 42%.

  7. OIT: A economia mundial precisa de um novo motor de recuperação econômica

    16 de Outubro de 2020

    Em suas declarações escritas enviadas às reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial, o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, alerta sobre os altos níveis de pobreza e desigualdade causados pela crise da COVID-19. Destacando a necessidade urgente de proteção social para todas as pessoas, ele pediu mudanças estruturais profundas para reconstruir melhor e mais rápido.