Information resources on employment
-
© OIT/L. Moscoso 2023
OIT: Após dois anos de pandemia, a recuperação do emprego tem sido insuficiente na América Latina e no Caribe
1 de Fevereiro de 2022
Com uma taxa de desocupação de 9,6% e um em cada dois trabalhadores do setor informal, a região deve enfrentar a perspectiva de um prolongamento da crise da COVID-19 no emprego, destaca o novo relatório Panorama Laboral da OIT.
-
Panorama Laboral 2021. América Latina e Caribe
1 de Fevereiro de 2022
Quase dois anos após o início da pandemia de COVID-19, no terceiro trimestre de 2021, a taxa de ocupação e a taxa de participação econômica ainda eram inferiores aos recordes de 2019, enquanto a taxa de desocupação era superior à desse ano. O Panorama Laboral 2021 descreve um cenário misto de emprego e alertam que pode levar até 2023, ou até 2024, para recuperar os níveis pré-pandemia. O estudo está em espanhol.
-
Pesquisa sobre a demanda futura de formação profissional no setor têxtil no Brasil
15 de Dezembro de 2021
O objetivo da pesquisa é fornecer apoio técnico aos parceiros do setor para projetar e implementar estratégias de formação profissional que lhes permitam desenvolver as habilidades necessárias para o sucesso e o crescimento das indústrias, garantindo ao mesmo tempo que as trabalhadoras e os trabalhadores tenham acesso a empregos decentes e produtivos
-
CEPAL e OIT defendem medidas urgentes de apoio à reinserção laboral de mulheres e jovens
30 de Novembro de 2021
Em um novo relatório conjunto, os dois órgãos da ONU indicam que, no médio prazo, será necessário reconstruir mercados de trabalho mais resilientes e favorecer a formalização.
-
OIT lança nova base de dados digital sobre políticas e estratégias de emprego para promover uma recuperação inclusiva
19 de Outubro de 2021
A plataforma digital será uma referência global e fonte de informação sobre políticas e estratégias nacionais para promoção do emprego juvenil.
-
Crise do emprego juvenil: desarmando a bomba-relógio ativada pela pandemia
12 de Agosto de 2021
No início de 2021, na América Latina e no Caribe, a taxa de desemprego juvenil atingiu 23,8% e cerca de 3 milhões de jovens deixaram uma força de trabalho na qual predomina a informalidade. Existe o risco de uma "geração de confinamento" alerta a OIT no #DiaDaJuventude
-
Geração do confinamento: Desarmando a bomba-relógio
11 de Agosto de 2021
A juventude foi a mais atingida pela crise gerada pela pandemia na América Latina e no Caribe. Desemprego, informalidade e saídas da força de trabalho sem precedentes podem se tornar fontes de desânimo e frustração. Agora é a hora de enfrentar esse desafio, afirma neste artigo o Diretor Regional da OIT, Vinícius Pinheiro *.