Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação – ARISE

O ARISE visa desenvolver e implementar programas que eliminem progressivamente o trabalho infantil no cultivo do tabaco.

Resumo

O programa Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação (ARISE) é uma Parceria Público Privada entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a JTI International e a Winrock International que visa desenvolver e implementar programas que eliminem progressivamente o trabalho infantil no cultivo do tabaco. A iniciativa também aborda os determinantes sociais e fatores econômicos que levam pequenos agricultores produtores de tabaco a envolver crianças em trabalhos perigosos.

Duração prevista

1ª fase 2012-2014
2ª fase 2015-2018

Objetivo geral

Prevenção e eliminação do trabalho infantil nas comunidades produtoras de tabaco

Objetivos específicos

  • Redução do trabalho infantil através do investimento na educação contextualizada, por meio de atividades de contra-turno e cursos técnicos agrícolas;
  • Capacitação econômica de homens e mulheres capazes de contribuir para o aumento da  renda da família, criação de oportunidades e sensibilização das comunidades; e
  • Melhorias no quadro regulamentar para eliminar o trabalho infantil e promover a educação.

Grupos-alvo

No Brasil, as comunidades de Arroio do Tigre, Sobradinho, Ibarama e Lagoa Bonita do Sul, no Rio Grande do Sul.

Estratégia

O programa é focado nos fatores sociais, culturais e econômicos que propiciam a utilização da mão de obra infantil nas lavouras de tabaco. Ele procura incentivar a educação de qualidade, conscientizar as comunidades sobre trabalho infantil e fortalecê-las economicamente. Devido à complexidade da questão, é essencial que o projeto seja implementado através de uma aliança coordenada, onde todas as partes — governos, trabalhadores, empregadores e sociedade civil — contribuam para a resolução do problema de acordo com seus mandatos e suas atribuições.

Localidade e/ou países de implementação

Brasil, Malawi e Zâmbia.

Doador

JTI International

Unidade e coordenador responsável

Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC) - Márcia Ustra Soares

Mais informações

Site do programa ARISE

Reportagem: Programa busca cortar a raiz do trabalho infantil nas lavouras de tabaco