Notícias

julho 2019

  1. Encontro discute relação entre trabalho infantil e escravo no Maranhão

    29 de Julho de 2019

    O ciclo vicioso que liga o trabalho infantil ao trabalho escravo foi um dos temas do Encontro Estadual sobre as Relações entre o Trabalho Infantil e Escravo realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), em São Luís, no Maranhão.

  2. MPT e OIT lançam o Observatório da Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Brasil

    25 de Julho de 2019

    Com o uso de tecnologia livre e gratuita, a ferramenta transforma dados disponíveis em inéditos e poderosos instrumentos para políticas públicas

  3. A Busca pelo Trabalho Decente no Polo Gesseiro de Pernambuco

    1 de Julho de 2019

    Amanhã, 2 de julho, acontece em Recife, Pernambuco, mais uma reunião para a adesão do GT Gesso 2030, em uma articulação com o Governo do Estado. Até agora, 4 entidades presentes à Mesa de Diálogo “Avanços e Desafios rumo à Promoção do Trabalho Decente – Análise Situacional da Cadeia do Gesso”, que aconteceu no fim de maio de 2019, aderiram formalmente ao GT Gesso 2030, com assinatura do Termo de Adesão, foram elas: Tenda, MRV, ABRAINC e Odebrecth

junho 2019

  1. Convenção da OIT sobre violência e assédio: cinco perguntas-chave

    28 de Junho de 2019

    Pela primeira vez, a violência e o assédio no mundo do trabalho são cobertos por novas normas internacionais do trabalho, adotadas na Conferência Internacional do Trabalho do Centenário e agora abertas à ratificação pelos Estados-membros da OIT.

  2. Adotada nova norma internacional para combater a violência e o assédio no trabalho

    21 de Junho de 2019

    A Conferência Internacional do Trabalho do Centenário adotou uma nova Convenção e uma nova Recomendação para enfrentar situações de violência e de assédio no local de trabalho

  3. Amanhã é dia de participar do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

    11 de Junho de 2019

    “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, amanhã, 12 de junho, dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é dia de lembrar que crianças e adolescentes têm o direito de brincar, estudar e sonhar e que devem ter esses direitos protegidos. Atualmente, no Brasil, 2,4 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalham. Muitos trabalham fora e ainda fazem trabalhos domésticos. O Trabalho Infantil traz graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e ao futuro dessas crianças e adolescentes.

  4. Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil - 12 de junho de 2019

    10 de Junho de 2019

    O Brasil tem 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando. Eles trabalham na agricultura, na pecuária, no comércio, nos domicílios, nas ruas, na construção civil, entre outras situações.

maio 2019

  1. OIT apoia encontro de resgatados(as) do trabalho escravo no Maranhão

    27 de Maio de 2019

    Cerca de 60 resgatados(as) de situação análoga à escravidão participaram este mês (10 e 11) no município de Pindaré Mirim (MA) do 6º Encontro de Trabalhadores(as) Resgatados(as) do Trabalho Escravo. Organizada pelo Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán (CDVDH/CB), a iniciativa teve apoio de Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP).

  2. © Tony Webster 2024

    Garantir justiça e proteção para as pessoas trabalhadoras LGBTI

    17 de Maio de 2019

    Por ocasião do Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, o Diretor Geral de a OIT, Guy Ryder, disse que se queremos um futuro do trabalho centrado no ser humano, que não deixe ninguém para trás, devemos incluir as pessoas trabalhadoras LGBTI.

  3. OIT, MPT e Papel Social discutem trabalho decente na produção de cacau

    17 de Maio de 2019

    O escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a organização Papel Social participaram, nos dias 24 e 25 de abril, de eventos promovidos pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O objetivo foi discutir o relatório “Cadeia produtiva do cacau: avanços e desafios rumo à promoção do trabalho decente: análise situacional”, elaborado por OIT, MPT e Papel Social. O documento foi desenvolvido no contexto do Projeto “Promoção e Implementação dos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho”, implementado pela OIT por meio de uma parceria com o MPT.