OIT lança Portal Global de Políticas de Cuidados e Simulador de Investimento em Políticas de Cuidados

A OIT espera que essas novas ferramentas estimulem o investimento necessário para apoiar dois bilhões de pessoas que ainda carecem de apoio adequado à maternidade e à paternidade, à licença parental e aos serviços de assistência à infância.

Notícias | 7 de Março de 2023



GENEBRA (Notícias da OIT) - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançou duas novas ferramentas on-line que visam promover o progresso em direção aos objetivos de proteção adequada à maternidade, licença parental e paternidade e cuidados infantis e de longo prazo.

O Portal Global de Políticas de Cuidados (ILO Global Care Policy Portal) é um centro de conhecimento sobre indicadores legais e estatísticos relacionados a políticas e serviços nacionais relacionados a licenças para cuidados, criado para promover a agenda transformadora da OIT sobre igualdade de gênero e não discriminação.

Ela permite que os usuários analisem e comparem políticas e serviços relativos a licença para cuidados em nível nacional para mais de 180 países. O Portal contém informações sobre 11 temas, entre eles: licença maternidade, paternidade e parental, proteção à saúde de mulheres grávidas e lactantes, amamentação no trabalho, puericultura e cuidados continuados. O Portal utiliza as normas internacionais de trabalho – a Convenção de Proteção à Maternidade, 2000 (nº 183), a Convenção sobre Trabalhadores com Responsabilidades Familiares, 1981 (nº 156) e suas respectivas Recomendações No. 165 e No. 191 – como referências.

Para ajudar a calcular os requisitos de investimento, benefícios de emprego e impacto na igualdade de gênero de diferentes políticas de assistência, a OIT também desenvolveu o Simulador de Investimento em Política de Assistência.

O Simulador é a maior ferramenta de modelagem de política de atendimento on-line disponível. Com dados de mais de 80 países e construído sobre mais de 180 indicadores estatísticos, o Simulador pode ajudar a criar pacotes de investimento sob medida relacionados a quatro políticas de assistência: licença remunerada relacionada à assistência à infância (maternidade, paternidade e parental), pausas para amamentação, serviços de cuidados e educação na primeira infância e serviços de cuidados a longo prazo. O simulador então calcula os resultados automaticamente, permitindo que o usuário entenda melhor os requisitos de investimento do pacote de políticas assistenciais, o impacto na geração de empregos, a redução do emprego por gênero e as diferenças salariais e o retorno do investimento.

Tanto o Portal Global de Políticas de Cuidados como o Simulador de Investimentos são de uso gratuito, se ajustam às normas internacionais de trabalho e foram construídos com base em décadas de pesquisa da OIT e de políticas globais.

De acordo com o relatório da OIT Care at work, dois bilhões de mães e de pais em potencial ainda vivem em países que carecem de proteção adequada à maternidade, paternidade e licença parental, e serviços de cuidados infantis de qualidade com empregos decentes. . Fechar essas lacunas nas políticas de cuidado infantil poderia criar milhões de empregos até 2035 e promover emprego e renda para as mulheres.

Trabalhadora grávida em uma fábrica de roupas nas Filipinas © E.Tuyay / ILO