Trabalho decente

OIT e CUT lançam iniciativa para promover a inclusão de pessoas LGBTQIA+ no mundo do trabalho

Realizada no âmbito do projeto PRIDE, a parceria com a CUT ajudará na sindicalização e na formação da população LGBTQIA+.

Notícias | 30 de Março de 2023

Diretor do Escritório da OIT Brasil, Vinícius Pinheiro, e a vice-presidente da CUT, Juvandia Moreira, assinam o acordo. Foto: CUT Brasil

Brasília – Na véspera o Dia Internacional da Visibilidade Trans, o Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) assinaram no dia 30 de março um acordo de cooperação com o objetivo desenvolver as capacidades de organização de trabalhadores da sociedade civil para alcançar os objetivos de promoção do trabalho decente para pessoas LGBTQIA+.

O acordo está inserido no projeto "PRIDE - Promovendo Direitos, Diversidade e Igualdade no mundo do trabalho", que desenvolve capacidades profissionais e e habilidades socioemocionais de pessoas LGBTQIA+ e apoia a incorporação de políticas de não discriminação junto a governos e organizações de trabalhadores e de empregadores. .

O diretor do Escritório da OIT para o Brasil, Vinícius Pinheiro, e a vice-presidente da CUT, Juvandia Moreira, participaram da assinatura do acordo de cooperação na sede da CUT Nacional em São Paulo.  A parceria com a CUT pretende apoiar os esforços da CUT em incorporar as demandas de trabalhadores e trabalhadoras LGBTQIA+ na agenda sindical e nos acordos coletivos e em formar lideranças sindicais da comunidade.

“É um projeto bem bonito, necessário, de olhar para esta população que não tem acesso a emprego, não sabe os direitos que elas têm. É uma parceira para dialogar sobre os direitos, tratar da importância da organização e da participação nas lutas. As conquistas vêm a partir dessa organização e desse diálogo”, diz a dirigente.

Para Pinheiro, "o projeto vai fortalecer as habilidades para o emprego e desenvolver as capacidades de governos, empresas e trabalhadores, além da sociedade civil, de alcançar essa inclusão”.

Segundo ele, a parceria com a CUT ajudará a incorporar e ampliar a cobertura em relação à filiação sindical da pessoas LGBTQIA+.


Foto: CUT Brasil

Isto é PRIDE

Lançado em janeiro de 2022 e implementado pelo Escritório da OIT para  Brasil, com apoio do Instituto +Diversidade e a Casa Neon Cunha, o projeto PRIDE impulsiona a inclusão e trabalho decente de pessoas da comunidade LGBTQIA+, com foco prioritário na população trans e travesti. Em março de 2023, a CUT Nacional uniu-se ao projeto para engajar a comunidade LGBTQIA+ no movimento de trabalhadores e trabalhadoras e incorporar suas demandas na agenda sindical.

O PRIDE ainda contribui para o atingimento pelo Brasil dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030: ODS 5 (Igualdade de gênero); ODS 8 (Trabalho decente e Crescimento econômico); ODS 10 (Redução das desigualdades). E também incorpora os ODS 3 (Saúde e Bem-estar) e ODS 17 (Parcerias e Meio de implementação).

(Com informações e fotos da CUT Brasil)