Nota de pesar: Falecimento do Sr. Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.

Desde 2007, Pelé apoiava a Campanha do Cartão Vermelho da OIT contra o trabalho infantil.

Notícias | 30 de Dezembro de 2022

O Escritório da OIT para Brasil lamenta profundamente o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé, o Rei do Futebol, ocorrido em 29 de dezembro de 2022, e manifesta suas sinceras condolências a sua mãe, esposa, seus filhos, sua família, seus amigos, colegas e milhões de fãs no Brasil e no mundo.

Além de ser um ídolo e uma lenda do esporte mundial, Pelé foi uma pessoa solidária na defesa dos direitos humanos.

Em 2007, Pelé uniu-se à Campanha Cartão Vermelho, somando sua voz ao movimento global da OIT para erradicação do trabalho infantil, ao lado de personalidades internacionais, como Zidane, Roger Milla, Ronaldo, Raí, Sepp Blatter e Gilberto Gil, bem como presidentes, primeiros-ministros e ministros do Brasil, Camarões, Costa Rica, Timor Leste, Egito, Mali e Peru.

O cartão vermelho é usado em vários esportes e normalmente indica uma ofensa grave. Muitas vezes também significa que um jogador foi expulso do jogo. A OIT escolheu usar este poderoso símbolo em sua campanha para aumentar a conscientização sobre o trabalho infantil em todo o mundo.

Desde então, a Campanha Cartão Vermelho OIT-FIFA mobiliza comunidades e associações esportivas em bairros vulneráveis em todo o mundo para capacitar meninas, meninos e jovens a participar da luta contra o trabalho infantil. Incentiva iniciativas esportivas locais para dizer ao mundo para dar um "cartão vermelho aos exploradores dos direitos das crianças".