Local do trabalho mais verde

Empresas têm um papel fundamental a desempenhar na transição verde

A ecologização dos locais de trabalho desempenhará um papel cada vez mais importante na transição verde, além de ser um aspecto da vida profissional relevante para trabalhadores e empregadores.

Notícias | 14 de Novembro de 2022

GENEBRA (Notícias da OIT) – As empresas podem desempenhar um papel crucial na proteção do meio ambiente e na criação de uma transição justa baseada na equidade e na participação de todas as partes interessadas, de acordo com um novo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O estudo intitulado em inglêsGreening Enterprises: Transforming processes and workplaces é primeira pesquisa da OIT que se concentra especificamente na transição verde das empresas. Constata que um número crescente de empresas está tomando medidas para reduzir suas emissões de carbono, em resposta à escassez de recursos, à frequência de desastres naturais e aos apelos de consumidores e clientes para serem mais proativos em questões climáticas. Essas questões adquiriram importância crescente desde a década de 2010 com a Conferência Rio+20 e a adoção do Acordo de Paris.

Alguns fatores determinantes para a ecologização empresarial incluem regulamentos sobre transporte sustentável e uso sustentável de recursos no local de trabalho, legislação que rege compras verdes, organização do tempo de trabalho, teletrabalho e modelo de negócios sustentável, segundo o relatório.

“Os valores dos empreendedores e as aspirações dos trabalhadores de trabalhar em um ambiente de trabalho saudável são poderosos motores de mudança para as empresas verdes”, disse Catherine Saget, chefe da Unidade de Renda e Equidade do Trabalho do departamento de Pesquisa da OIT, a unidade que elaborou o relatório.

O relatório destaca que dois terços das regulamentações vigentes em 2019 foram introduzidas após 2004 – uma indicação do grande esforço de adaptação das empresas em todas as regiões nesse período.

Os valores dos empreendedores e as aspirações dos trabalhadores de trabalhar em um ambiente de trabalho saudável são poderosos motores de mudança para as empresas verdes."

Catherine Saget, chefe da Unidade de Renda e Equidade do Trabalho do departamento de Pesquisa da OIT

Por exemplo, em 2021, nove em cada 10 empresas pesquisadas pelo Eurobarometer (uma pesquisa da União Europeia que também abrange países candidatos à UE, como a Turquia e os EUA), disseram que estavam tomando medidas para apoiar uma transição verde, embora a porcentagem variasse de 99% na Noruega para 58% na Albânia.

Nos países de renda baixa e renda média alta fora da Europa, a maioria das empresas do setor formal também está tomando medidas para apoiar a transição verde. Entre os 65 países e territórios analisados para o relatório, Ásia, Europa e América Latina foram as regiões mais ativas na promoção da sustentabilidade no local de trabalho.

O estudo descobriu que as grandes empresas são mais propensas a tomar medidas eficientes em termos de recursos e oferecer produtos e serviços verdes, em parte porque têm acesso mais fácil à tecnologia verde e têm um número maior de obrigações legais. Mas muitas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) também estão implementando medidas para economizar energia, recursos e gerenciar de resíduos.

Tanto trabalhadores(as) como empregadores(as) afirmam, cada vez mais que, a ecologização dos locais de trabalho é importante para eles, incluindo questões como transporte sustentável, consumo de recursos de forma sustentável, gestão de resíduos, organização do trabalho e alimentação sustentável no trabalho.

No entanto, as empresas enfrentam muitos obstáculos para se tornarem verdes. Os desafios para as multinacionais incluem incerteza sobre as políticas climáticas, disponibilidade limitada de tecnologia verde e questões sobre o retorno do investimento. As MPMEs enfrentam questões como acesso limitado a financiamento e habilidades, falta de informação e conhecimento sobre inovação e aplicação inconsistente da regulamentação.

O relatório apresenta recomendações para ajudar as empresas a adotar boas práticas ambientais e alcançar uma transição justa. Isso inclui apoiar um ambiente de negócios favorável, melhoraras políticas e as estruturas regulatórias, apresentar às empresas e outros atores maior clareza na estratégia, ajudar gestores(as) e trabalhadores(as) a se prepararem para os efeitos sobre empregos, habilidades e salários (tanto nos setores que precisam ser reduzidos, como naqueles nos quais empregos serão criados) e combater a segregação de gênero, inclusive por meio do desenvolvimento de habilidades, para que as mulheres possam se beneficiar da criação de empregos verdes.