346o. Conselho de Administração da OIT

O mundo necessita de um novo contrato social, diz o diretor-geral da OIT

Os valores fundadores da OIT, criada em 1919, permanecem igualmente relevantes hoje, disse o diretor-geral da OIT na abertura da 346ª Sessão do Conselho de Administração.

Notícias | 2 de Novembro de 2022
GENEBRA (Notícias da OIT) – “O mundo necessita de um novo contrato social”, disse o novo diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, aos membros do Conselho de Administração da OIT na sessão de abertura de sua última reunião de 2022.

Em seu primeiro discurso ao Conselho de Administração desde que assumiu o cargo, o diretor-geral disse que “os valores fundadores da OIT em 1919 permanecem relevantes”, acrescentando “comprometo-me a fazer o meu melhor para defender esses valores fundadores da OIT – nossos valores comuns de paz, justiça social, crescimento econômico equitativo e solidariedade, respeitando e protegendo o meio ambiente”.

Houngbo pediu a criação de uma "Coalizão Global pela Justiça Social" para enfrentar os desafios que atualmente perturbam o mundo do trabalho. A Coalizão envolverá uma ampla gama de partes interessadas e trabalhará para "facilitar e fortalecer a colaboração e a ação coletiva... [e] fornecerá uma estrutura para a coerência das políticas sobre justiça social no nível multilateral mais amplo e além", disse ele aos delegados e às delegadas.

Durante a reunião, o Conselho de Administração discutirá também questões decorrentes da 110ª Sessão (2022) da Conferência Internacional do Trabalho sobre o trabalho decente e a economia social e solidária, e a inclusão de um ambiente de trabalho seguro e saudável no quadro de princípios fundamentais e direitos no trabalho. Além disso, procurará assegurar o trabalho decente nas cadeias de suprimentos e promover sistemas de produtividade para o trabalho decente, entre muitos outros temas de sua agenda de 47 pontos.

O Conselho de Administração é o conselho executivo da OIT. Reúne-se três vezes por ano em Genebra para tomar decisões sobre a política da OIT e estabelecer o programa e o orçamento. A 346ª sessão vai de 31 de outubro a 10 de novembro de 2022.