77a. Assembleia Geral da ONU

Líderes mundiais se reúnem para enfrentar crises "interconectadas”

Na Assembleia Geral da ONU em Nova York, a OIT buscará aliviar o impacto das crises humanitárias, econômicas e climáticas, reunindo apoio para o Acelerador Global de Emprego e Proteção Social.

Notícias | 14 de Setembro de 2022
© UN
GENEBRA (Notícias da OIT) – A OIT participará de um programa de eventos na 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU (AGNU), destinado a mobilizar apoio em prol de medidas para combater as crises interligadas e complexas que o mundo enfrenta.

O tema da AGNU deste ano, “Um momento decisivo: Soluções transformadoras para desafios inter-relacionados.”, reflete a situação crítica deflagrada por essas crises interconectadas, que incluem a pandemia da COVID-19 e suas consequências, a guerra na Ucrânia, um ponto de inflexão nas mudanças climáticas, desafios humanitários sem precedentes e preocupações crescentes com a economia global.

Em 19 de setembro, o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, participará da Cúpula da Educação para a Transformação. O encontro oferece uma oportunidade única de colocar a educação no topo da agenda política global e mobilizar ações, ambições e soluções para transformar a educação em um mundo em rápida mudança. As discussões se concentrarão nos esforços para reverter as perdas de aprendizado associadas à pandemia. Os e as participantes também irão reimaginar os sistemas educacionais para o futuro e discutir maneiras de revitalizar os esforços nacionais e globais para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, sobre educação de qualidade.

No mesmo dia, Ryder participará da reunião do conselho do Pacto Global da ONU, um pacto não vinculativo das Nações Unidas para incentivar negócios e empresas em todo o mundo a adotar políticas sustentáveis e socialmente responsáveis.

No dia 23 de setembro, o diretor-geral se juntará ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chefes de Estado e de Governo, líderes de agências das Nações Unidas e instituições financeiras internacionais, e outros importantes formuladores(as) de políticas, em um evento de alto nível para promover a implementação do Acelerador Global de Emprego e Proteção Social para Transições Justas.

O Acelerador Global, lançado em setembro de 2021, visa direcionar o investimento para a criação de pelo menos 400 milhões de empregos decentes, principalmente nas economias verde, digital e de cuidados. Também visa estender a cobertura da proteção social a mais de quatro bilhões de pessoas em todo o mundo que atualmente não a têm. Esse evento paralelo fornecerá um fórum para discussões sobre as principais ações necessárias para operacionalizar o Acelerador Global, compartilhar planos e oportunidades de engajamento e expressar compromissos de apoio.

A AGNU começou em 13 de setembro em Nova York e vai até 23 de setembro. É a primeira vez que a AGNU é realizada presencialmente desde o início da pandemia da COVID-19.