Trabalho decente para todas as pessoas

Live tira dúvidas de pessoas refugiadas e migrantes sobre trabalho formal no Brasil

Campanha “Proteja o Trabalho” realiza evento virtual nesta quarta-feira (27), às 16h00, fornecendo informações sobre direitos trabalhistas no país.

Notícias | 26 de Julho de 2022
Brasília – Como fazer para ter uma Carteira de Trabalho Digital no Brasil? Quais são os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores refugiados e migrantes? Essas e outras dúvidas serão esclarecidas nesta quarta-feira (27/7), a partir das 16 horas (horário de Brasília), na live da Campanha “Proteja o Trabalho”, voltada a orientar as pessoas que escolheram o Brasil para buscar proteção internacional, viver e trabalhar com dignidade.

Com o tema “Proteja Responde”, o evento contará com a participação dos Auditores-Fiscais do Trabalho Luiz Alberto Matos dos Santos, Subsecretário de Relações do Trabalho, e José Aquiles Linares Colmenarez, que irão esclarecer dúvidas já enviadas e aquelas que forem feitas durante o evento.

O evento virtual será transmitido no Canal da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (ENIT) no Youtube. Aqueles que quiserem enviar perguntas para os auditores responderem durante o evento ou assistirem com tradução simultânea em espanhol poderão acessar a live diretamente pela plataforma do Zoom.

Campanha “Proteja o Trabalho”

Lançada em setembro de 2020, a campanha “Projeta o Trabalho ” tem como objetivo fornecer informações para pessoas migrantes e refugiadas sobre as medidas adotadas em relação ao mundo do trabalho durante a pandemia e sobre a legislação trabalhista brasileira. Essas informações também são úteis a trabalhadores(as) brasileiros(as) e empregadores(as).

A iniciativa é uma ação conjunta da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Agência da ONU para as Migrações (OIM) e da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

A campanha compreende a página web “Proteja o trabalho” com vídeos e materiais informativos, em inglês, francês, espanhol e português, sobre emissão de carteira de trabalho digital (CTPS), trabalho temporário, trabalho doméstico e direitos trabalhistas de trabalhadoras grávidas, dentre outros temas.

Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o site da campanha. A página disponibiliza as informações em cinco idiomas: português, espanhol, inglês, francês e árabe.