Comunicado dos Líderes do G7
OIT saúda os compromissos do comunicado dos líderes do G7
Novos compromissos dos líderes do G7, abrangendo igualdade de gênero, combate à inflação, mudança climática e apoio a uma transição justa para um futuro sustentável e inclusivo, foram bem recebidos pela OIT.

O Comunicado dos Líderes do G7, emitido no final de sua Cúpula anual, reafirmou seu compromisso de fornecer amplo apoio à Ucrânia em resposta à agressão da Federação Russa, que ecoa a posição tomada pelo Conselho de Administração da OIT no início deste mês.
Dirigindo-se à Cúpula, o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, disse: “o mundo está se tornando rapidamente mais desigual sob o impacto da pandemia e do conflito. E sabemos que os níveis atuais de desigualdade são os canteiros de futuros conflitos.”
“O progresso em direção a uma maior equidade se torna mais urgente do que nunca”, disse ele.
Ryder citou tanto a crescente divergência entre países industrializados e em desenvolvimento quanto a crescente desigualdade dentro dos países, em particular em relação a questões de gênero. Ele pediu ações específicas para melhorar a equidade de gênero, incluindo torná-la um objetivo explícito de política pública, uma economia de cuidados mais bem financiada e mais equitativa, progresso na igualdade salarial e no combate à discriminação de gênero relacionada ao trabalho e a extensão da proteção social universal.
O comunicado de encerramento do G7 destacou a importância de defender os direitos humanos e as normas internacionais de trabalho da OIT em todas as cadeias de suprimentos globais, bem como combater o trabalho forçado.
A OIT saudou o compromisso dos líderes de acelerar o progresso rumo à proteção social universal para todas as pessoas até 2030, em linha com o “Acelerador Global de Empregos e Proteção Social para uma Transição Justa” do secretário-geral da ONU.
Além disso, os líderes manifestaram apoio à Declaração Tripartite de Princípios da OIT sobre Empresas Multinacionais e Política Social (A declaracão MNE) e endossou o Roteiro do G7 para o Trabalho Seguro e Saudável em uma Economia Verde (acordado pelos(as) Ministros(as) do Trabalho do G7 em sua reunião em maio de 2022). Eles reafirmaram seu compromisso com uma melhor segurança e saúde no trabalho ao longo das cadeias de suprimentos globais, inclusive por meio do apoio ao Vision Zero Fund, uma iniciativa multissetorial para avançar conjuntamente rumo a cadeias de suprimentos globais com zero acidentes, lesões e doenças graves e fatais relacionados ao trabalho. Salientaram também a importância de uma cooperação estreita com os parceiros sociais (organizações de empregadores e de trabalhadores).
A Cúpula estabeleceu um Grupo de Trabalho Permanente para o Emprego no âmbito do G7.
Os líderes do G7 reuniram-se em Elmau, Alemanha, de 26 a 28 de junho de 2022, sob a presidência alemã do G7. O Grupo foi acompanhado por Líderes da Argentina, Índia, Indonésia, Senegal e África do Sul.