Ucrânia

Conselho de Administração da OIT adota resolução sobre a agressão da Federação Russa à Ucrânia.

Uma resolução aprovada pelo Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho pede à Federação Russa que "cesse imediata e incondicionalmente sua agressão".

Notícias | 24 de Março de 2022
© manhhai

GENEBRA (Notícias da OIT) – A Organização Internacional do Trabalho adotou uma resolução sobre a agressão da Federação Russa contra a Ucrânia com 42 votos a favor, dois contra e oito abstenções. [Quatro não participaram da votação].

Apresentada por 47 Estados membros, a resolução com 27 parágrafos expressa “graves preocupações com informes sobre vítimas civis e ataques a instalações civis, e o grave impacto sobre trabalhadores e empregadores que arriscam suas vidas para continuar trabalhando e operando, inclusive durante ataques a hospitais, escolas, transporte, empresas e usinas nucleares, agravados pela falta de acesso humanitário.'

A resolução reconhece a "enorme magnitude" das pessoas deslocada internas e refugiadas que foram forçadas a fugir de suas casas, seus locais de trabalho, seus negócios, suas comunidades e seu país, e declara que "a contínua agressão da Federação Russa, com ajuda do Governo da Bielorrússia, contra a Ucrânia é manifestamente incompatível com os objetivos e propósitos da Organização e com os princípios que regem a adesão à OIT".

Expressando "apoio inabalável" aos constituintes tripartites da Ucrânia - trabalhadores, empregadores e seu governo democraticamente eleito - a resolução exorta que a Federação Russa cesse imediata e incondicionalmente sua agressão, retire suas tropas da Ucrânia, ponha fim ao sofrimento que está infligindo ao povo ucraniano, bem como abstenha-se de qualquer outra ameaça ilegal ou uso da força contra qualquer Estado membro, e que adote o caminho da resolução pacífica de acordo com a Carta das Nações Unidas e o direito internacional ".

O Conselho de Administração decidiu que a OIT deveria suspender temporariamente a assistência em matéria de cooperação técnica à Federação Russa, exceto a assistência humanitária.

Os convites à Federação Russa para reuniões discricionárias de especialistas, conferências e seminários, cuja composição é definida pelo Conselho de Administração, serão suspensos.

Também solicita à OIT que estude opções para salvaguardar a cooperação ou assistência técnica a todos os outros países da região cobertos pelo Escritório da OIT em Moscou, incluindo a possível transferência de sua Equipe de Apoio Técnico ao Trabalho Decente e Escritório de País para a Europa Oriental e Ásia Central para uma área fora da Federação Russa.