Plano de Desenvolvimento Local Gesso 2030 para o Sertão do Araripe será lançado nesta quinta-feira

Elaborado pelo MPT, OIT e FGV, Plano traz diretrizes de promoção do trabalho decente e melhoria das condições de vida de trabalhadoras e trabalhadores no maior polo gesseiro do mundo, localizado em Pernambuco.

Notícias | 25 de Agosto de 2021
Foto: Vitor Shimomura/OIT Brasil (arquivo)
Brasília - O Ministério Público do Trabalho (MPT), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Pacto Global das Nações Unidas promovem, nesta quinta-feira (26), o evento de lançamento do Plano de Desenvolvimento Local (PDL) Gesso 2030. O PDL traz diretrizes de promoção do trabalho decente e melhoria das condições de vida de trabalhadores e trabalhadoras no maior polo gesseiro do mundo, situado no Sertão do Araripe, no estado de Pernambuco. O gesso produzido no Polo do Araripe é responsável por cerca de 90% da produção nacional.

Para a elaboração do PDL, foi desenvolvido um diagnóstico robusto sobre o processo produtivo do gesso, as diferentes relações de trabalho envolvidas e sobre o contexto socioeconômico local. O diagnóstico partiu de estudo preliminar elaborado pela OIT e pelo MPT sobre desafios e avanços em relação à promoção do trabalho decente na região e combinou levantamento e análise de dados secundários quantitativos e qualitativos, entrevistas semiestruturadas e workshops com diferentes atores locais (representantes da sociedade civil, trabalhadores, empresas e administração pública).


Desde 2015, estima-se que o MPT fiscalizou 288 empresas nas missões no polo gesseiro do Araripe. Ao todo, até o momento, foram contabilizados 249 acordos, entre judiciais e extrajudiciais. Os valores arrecadados decorrentes de pagamento de indenizações coletivas, que superam R$ 500 mil, têm sido revertidos a instituições sociais da região, mediante autorização judicial. Essa iniciativa do órgão ministerial, em conjunto com as instituições parceiras, também já beneficiou mais de 3.500 trabalhadores de modo direto.