COVID-19: Proteger as pessoas mais vulneráveis

Cozinha&Voz: projeto da OIT e do MPT formou 170 pessoas como assistente de cozinha em 2020

Com apoio da chefe de cozinha Paola Carosella, da Casa Poema e do UNAIDS, projeto assegurou a capacitação profissional contínua de homens e mulheres transexuais com método de aulas online em tempos de COVID-19.

Notícias | 15 de Janeiro de 2021
Brasilia - Três turmas, 170 alunos e alunas de seis estados e do Distrito Federal ,643 horas/aula de música, poesia, dança e gastronomia, 108 horas de orientação profissional e 335 horas de palestras com analistas do Sebrae e especialistas, entre eles, mais de 10 representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT). Os números têm importância, mas contam apenas parte do êxito do projeto Cozinha&Voz em seguir promovendo capacitação contínua de grupos populacionais vulneráveis, apesar das restrições de mobilidade e do isolamento social adotados por causa da pandemia de COVID-19.

Criado em 2017 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo MPT, com apoio da Casa Poema e da chefe de cozinha Paola Carosella, o projeto capacita profissionais como assistente de cozinha e promove a empregabilidade de pessoas em situação de exclusão socioeconômica.

O Cozinha&Voz está estruturado em dois componentes. O componente “Cozinha” conta com a coordenação técnica de Paola Carosella e com o apoio de Neide Rigo e Fernanda Cunha e centra-se nas aptidões básicas requeridas para o trabalho em uma cozinha de restaurante. Coordenado pela atriz e poeta Elisa Lucinda e pela atriz e diretora Geovana Pires, o componente “Voz” é composto por oficinas, nas quais alunos e alunas, por meio da poesia, desenvolvem e aperfeiçoam a inteligência emocional e a comunicação interpessoal para aprender a se comunicar em qualquer contexto profissional, de uma entrevista de emprego a uma apresentação em público.

Os cursos presenciais contam com o apoio de organizações de empregadores, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Cozinha&Voz Web

Chef Paola Carosella
Com o início da pandemia em 2020, a OIT e o MPT adotaram uma estratégia digital para o projeto com o objetivo de auxiliar e manter a preparação profissional de uma população extremamente vulnerável: homens e mulheres transexuais de diversas profissões, que como muitas pessoas, tiveram a renda do trabalho reduzida. O programa do curso presencial foi adaptado para as aulas online, ministradas por meio de uma ferramenta de videoconferência, com conversas virtuais e outras alternativas de conexão. Cada participante recebe uma bolsa de R$500 mensais, durante o período do curso, com a contrapartida de participar dos cursos e permanecer em isolamento. Assim, surgiu o Cozinha&Voz web, que ganhou o apoio da UNAIDS Brasil.

“O Cozinha&Voz Web une histórias e ritmos da cozinha e a voz costurada na poesia e acolhimento por meio de um portal virtual, mas muito verdadeiro, que vai continuar somando pessoas, histórias e possibilidades.”, disse a chefe de cozinha Paola Carosella.

A primeira turma começou em abril, com 50 homens e mulheres transexuais de Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Rondônia. Como a maioria da turma nunca havia acessado plataformas digitais pelo telefone celular para estudar online ou participar de reuniões, os quatro meses de aulas diárias foram um período de aprendizado e desafios para coordenadores e alunos(as).
Coordenadora-geral do projeto, Geovana Pires.
“O maior ganho do projeto em 2020 foi ver o trabalho se desenvolvendo junto com os alunes, ouvir e ao mesmo tempo fazê-los compreender as regras necessárias. Uma das maiores satisfações foi, principalmente, ver a equipe com mais pessoas trans na liderança do curso”, disse a coordenadora-geral do projeto, Geovana Pires.

Além das aulas de música, poesia, dança e cozinha e de orientação profissional, uma parceria com o Sebrae foi selada para levar um currículo de cursos online gratuitos sobre empreendedorismo e palestras para a sala de aula virtual. Foi criado o módulo “Troca de Saberes”, no qual alunas e alunos compartilham um conhecimento específico, e representantes do MPT e especialistas ministraram palestras sobre os mais diferentes temas: de mercado de trabalho para a população LGBTQI+ e orientação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) a formas de denunciar o preconceito.

Luca Andrade é aluno do Cozinha&Voz Web
“Na condição de pessoa trans, margeando invisibilidade dentro de um sistema sexista, que nos afasta como indivíduo, o Cozinha&Voz em 2020 propôs exatamente o contrário e esses encontros não só nos deram chance de capacitação e inclusão, como nos acolheram de maneira humana”, disse Luca Andrade, 37 anos, ex-aluno do curso.

Na opinião da atriz, poetisa e coordenadora pedagógica do projeto, Elisa Lucinda, 2020 foi um momento de transformar o projeto em algo maior ainda.

“Foi o limão de uma só banda do qual fizemos uma grande limonada. Descobrimos que o Cozinha&Voz não só era possível na pandemia, como seu alcance se ampliaria em meio a este caos. Seu impacto social de redução de danos na população trans foi mais transformador e humano ainda. A poesia, a arte de dizer, de cantar, de dançar e de cozinhar confirmaram a arte como salvadora das pátrias. A força da arte na redução da desigualdade foi e é um sol que brilha enquanto a chuva cai. ”, disse ela.

O Cozinha&Voz web deu tão certo que a segunda turma começou em junho, também com 50 pessoas transexuais, de São Paulo, Distrito Federal e Espírito Santo. A terceira teve início em novembro, com 70 homens e mulheres trans de Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, e conta ainda com 10 ex-alunos(as) contratados como monitores.

Karen Oliveira, ex-aluna de Rondônia e, agora, monitora no projeto.
“O Cozinha&Voz despertou em mim a certeza de que sou capaz de aprender sempre e de fazer curso online. Eu acabei fazendo nesses meses um curso na área de saúde e decidi fazer também uma faculdade online. ”, disse a monitora Karen Oliveira, 51 anos, e ex-aluna de Rondônia.

“O Cozinha&Voz me renovou, me deu força para ser quem eu quero ser. Os monitores são exemplos de que a gente pode ser e pode ter um espaço nosso. Que eu posso ser cozinheira, sim, mesmo sendo negra e travesti. Hoje, depois desse ano de 2020, eu tenho esse poder de Voz e, para mim, o Cozinha&Voz é a certeza de um novo dia.”, disse Michelly Tavares, 30 anos, e aluna do Rio Grande do Sul da terceira turma, que termina em fevereiro.

Reinvenção, resiliência e preparação para 2021


Sofia Vilela, procuradora do MPT e gerente do projeto de Empregabilidade para a População LGBTQI+ do MPT.
"Foi preciso nos reinventar no ano de 2020 para manter os projetos de capacitação e inclusão de pessoas trans na modalidade online. Em 2021, temos o objetivo de expandir o projeto, beneficiar mais pessoas e contribuir para o combate à discriminação nas relações de trabalho", disse Sofia Vilela, procuradora do MPT e gerente do projeto de Empregabilidade para a População LGBTQI+, do Ministério Público do Trabalho.

“O formato online foi testado, ajustado e bem-sucedido ao longo de 2020. Alunes e a coordenação do curso aprenderam juntes com os desafios e as oportunidades como executar em meio à pandemia. Agora, o resultado nos mostra que podemos utilizar o curso virtual para, no futuro, fazer a capacitação do Cozinha&Voz chegar às pessoas em pontos remotos do país e, quem sabe, compartilhar a experiência com outros países”, disse Thaís Faria, Oficial Técnica de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da OIT.