Amanhã é dia de participar do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

“Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, amanhã, 12 de junho, dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é dia de lembrar que crianças e adolescentes têm o direito de brincar, estudar e sonhar e que devem ter esses direitos protegidos. Atualmente, no Brasil, 2,4 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalham. Muitos trabalham fora e ainda fazem trabalhos domésticos. O Trabalho Infantil traz graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e ao futuro dessas crianças e adolescentes.

Notícias | 11 de Junho de 2019
O 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho. No Brasil, em 2007, a data passou a ser também o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Aqui, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) coordena as campanhas e mobilizações, em parceria com Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.

Neste 12 de junho de 2019, a programação nacional vai ser lançada no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro a partir de 9 horas da manhã. Começa com a abertura da campanha com as presenças dos representantes das entidades que trabalham conjuntamente para combater o trabalho infantil, entre eles, a coordenadora do Programa de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da OIT Brasil, Maria Cláudia Falcão e a Secretária Executiva do FNPETI, Isa Maria de Oliveira. Depois da abertura, estão previstas atividades durante todo o dia. Vão ser apresentados dados do Levantamento do Trabalho Infantil nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – SMASDH, e a metodologia de identificação do Trabalho Infantil, utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Além disso, vão ter atividades lúdicas para crianças e as famílias, oficinas e apresentação do Unicirco Marcos Frota e da Orquestra Sinfônica Juvenil (Orquestra das Escolas), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

A mobilização de 2019 faz parte também da celebração dos 25 anos do FNPETI, dos 100 anos da OIT e dos 20 anos da Convenção no 182 da OIT, que trata das piores formas de trabalho infantil. A mobilização vai acontecer também nas redes sociais. Todos e todas estão convidados(as) para um grande twittaço amanhã, 12 de junho, a partir de 9h da manhã. Artistas, organizações que lutam contra o trabalho infantil e todos(as) que quiserem participar podem ajudar nessa luta usando a hashtag #BrasilSemTrabalhoInfantil.