Brasil e Paraguai assinam projeto para promover o trabalho decente na cadeia do algodão

Parte do Programa de Cooperação Sul-Sul Brasil-OIT, o projeto irá fortalecer as instituições paraguaias para promover o trabalho decente na cadeia produtiva do algodão.

Notícias | 22 de Maio de 2018
Autoridades dos governos de Brasil e Paraguai e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) se reuniram no mês passado na capital paraguaia para assinar o documento que formaliza a criação do projeto Algodão com Trabalho Decente no país. Elaborada de maneira conjunta e participativa, com representantes de instituições brasileiras e paraguaias e apoio técnico da OIT, a iniciativa será implementada nos próximos dois anos com o objetivo de fortalecer as instituições paraguaias para que elas possam promover o trabalho decente na cadeia produtiva do algodão.

A cerimônia de assinatura foi realizada na sede do Ministério do Trabalho, Emprego e Seguridade Social (MTESS) em Assunção e contou com a presença do Ministro do Trabalho do Paraguai, Guillermo Sosa Flores; do Ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Marcos Alberto Medina Britos; do Diretor do Escritório da OIT para o Cone Sul, Fabio Bertranou; e do Embaixador do Brasil no Paraguai, Carlos Alberto Simas Magalhães.
Foto: Agencia de Información Paraguaya
O projeto paraguaio é um dos elementos do Projeto de Cooperação Sul-Sul Algodão com Trabalho Decente, que visa compartilhar as boas práticas brasileiras para promover o trabalho decente na cadeia do algodão em cinco países produtores: Paraguai e Peru na América Latina, e Mali, Moçambique e Tanzânia na África. A iniciativa é executada de maneira coordenada entre a OIT, o governo do Brasil e o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), no âmbito do Programa de Cooperação Sul-Sul Brasil-OIT.

“O Paraguai recebeu a primeira missão de prospecção do Projeto Algodão com Trabalho Decente e agora foi o primeiro país a assiná-lo”, disse a Coordenadora do Programa de Cooperação Sul-Sul Brasil-OIT, Fernanda Barreto. “Considerando o grande envolvimento e interesse das instituições paraguaias, estamos certos de que o projeto será um sucesso no Paraguai, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho na cadeia do algodão no país”.

A iniciativa irá promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre o Ministério do Trabalho do Brasil (MTE), o MTESS e o Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai (MAG) nas áreas de inspeção do trabalho, aprendizagem, capacitação profissional e combate ao trabalho infantil. Além disto, o Ministério do Desenvolvimento Social do Brasil (MDS) e a Secretaria de Ação Social da Presidência da República do Paraguai (SAS) irão compartilhar conhecimentos e estratégias em programas de proteção social através do projeto.