OIT capacita educadores para o enfrentamento do trabalho infantil na sala de aula

No sudeste do Pará, educadores de três municípios participaram da formação no âmbito do desenvolvimento da Agenda Regional de Trabalho Decente de Carajás.

Notícias | 16 de Novembro de 2017
Após dois meses de atividade em sala de aula, alunos das redes de escolas municipais de Marabá e Xinguara – localizados na região de Carajás, no sudeste do Pará – apresentaram os resultados alcançados com a metodologia ECOAR (Educação, Comunicação e Arte na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), uma estrutura multidisciplinar que estimula o debate, a criatividade nas práticas escolares para a conscientização e o enfrentamento do trabalho infantil. Desenvolvido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o ECOAR é um material didático composto por 18 módulos. Ele permite que educadores trabalhem temas relacionados aos direitos humanos das crianças em suas atividades educativas, estimulando o protagonismo de meninas e meninos, propondo o debate e disseminando práticas que promovam a prevenção e a eliminação do trabalho infantil.
Aluno de Marabá apresenta o resultado de atividades realizadas em sala de aula com a metodologia ECOAR. (Foto: Magno Barros)
Realizados pela OIT em parceria com as prefeituras municipais nos dias 7 e 8 de novembro, os eventos foram a conclusão da capacitação de educadores iniciada em setembro. O evento de Marabá contou com a presença de cerca de 200 pessoas e teve como tema "Educação: Diga NÃO ao Trabalho Infantil, um investimento em que todos ganham." O secretário municipal de educação, Luciano Dias esteve presente na certificação dos educadores, atores estratégicos para a multiplicação da metodologia ECOAR nas escolas. Em Xinguara, mais de 300 pessoas participaram das apresentações dos trabalhos, que tiveram como tema "Vamos ECOAR o Fim do Trabalho Infantil".

Os educadores capacitados também promoveram atividades nas escolas, como colagens, debates e escrita criativa. De acordo com a Oficial de Projeto da OIT, Patricia Lima, o objetivo era preparar profissionais capazes de levar a pauta dos direitos humanos para a sala de aula. A consultora da OIT Cynthia Ramos, responsável por coordenar a formação, acredita que a participação ativa dos municípios e escolas é fundamental para que as ações desenvolvidas atinjam a população e tenham resultados positivos. De acordo com ela, o envolvimento dos educadores permitiu que o conteúdo e a metodologia abrangessem até educadores que não puderam participar da formação. O resultado é uma comunidade sensibilizada e atuante pela realização plena dos direitos da criança e do adolescente e pela conquista do trabalho decente.
Mais de 300 pessoas acompanharam as apresentações dos trabalhos em Xinguara.
Parte da rede de municípios que estão desenvolvendo a Agenda Regional de Trabalho Decente de Carajás junto à OIT, Marabá e Xinguara já tinham indicado a necessidade de combater o trabalho infantil em suas cadeias produtivas. Uma agenda de trabalho decente é um compromisso tripartite, feito entre governos e organizações de trabalhadores e empregadores, para impulsionar o desenvolvimento sustentável e a inclusão social através da promoção do trabalho decente, com base em parcerias locais. A iniciativa liderada pela OIT deve resultar em um documento de planejamento que articule eixos prioritários para a implementação da agenda.
Alunas de Xinguara fazem apresentação durante o evento.
Profissionais do município de São Félix do Xingu também participaram da formação sobre a metodologia ECOAR e o evento de certificação desses educadores e as apresentações dos alunos está previsto para acontecer no dia 27 de novembro. Na ocasião, a Secretaria de Trabalho e Ação Social irá realizar com os educadores e alunos uma blitz de panfletagem no centro da cidade, disseminando informações sobre a legislação relacionada ao trabalho infantil, suas consequências, além de canais para denúncias.