Perfil do diretor do Escritório da OIT para o Brasil: Vinícius Pinheiro

Notícias | 2 de Janeiro de 2023
Vinícius Pinheiro é diretor do Escritório da OIT para o Brasil. Foto: Filipe Cardoso/OIT Brasil
Vinícius Carvalho Pinheiro é diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil desde janeiro de 2023.

Entre 2020 e 2022, Pinheiro foi subdiretor-geral da OIT e diretor regional da OIT para a América Latina e Caribe, liderando uma equipe de 368 pessoas em nove escritórios sub-regionais e nacionais, cujo foco principal foi responder aos impactos sociais e de emprego da pandemia da COVID-19.

Anteriormente, ele ocupou o cargo de representante especial da OIT nas Nações Unidas em Nova York, onde foi responsável por assessorar o secretariado da ONU e as delegações nas negociações da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 8, sobre Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Entre outros processos, Pinheiro trabalhou também na Agenda de Financiamento ao Desenvolvimento e na Reforma do Sistema Nações Unidas.

Antes de ingressar na OIT, Pinheiro ocupou os cargos de vice-ministro da Previdência Social e Secretário da Previdência Social do Brasil (1998-2002), liderando a preparação e implementação da reforma da previdência. Ele também trabalhou como especialista principal em Previdência na Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e foi consultor de organizações como Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento. Em 2002, foi vice-presidente da Conferência Interamericana de Seguridade Social, realizada na Cidade do México. 

Pinheiro é economista e mestre em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília (UnB), possui educação avançada na Harvard Kennedy School of Government, na University of Chicago Booth School of Business e no Instituto de Empresa. Foi professor do Departamento de Economia da UnB e autor de diversos artigos nas áreas de previdência e de proteção social.