Campanha 50 For Freedom

Em maio de 2017, a OIT lançou no Brasil a campanha 50 For Freedom, que pede a ratificação do Protocolo da OIT sobre trabalho forçado de 2014. Trata-se de uma campanha global, realizada pela OIT em parceria com a Confederação Sindical Internacional e a Organização Internacional de Empregadores, para promover o Protocolo em todo o mundo e pedir que pelo menos 50 países o ratifiquem até 2018. Até setembro de 2017, 18 países já tinham ratificado o Protocolo.



O Protocolo de 2014 complementa a Convenção nº 29 da OIT sobre Trabalho Forçado e fornece orientações específicas sobre medidas efetivas que devem ser tomadas para eliminar as novas formas de escravidão moderna, incluindo o desenvolvimento de ações de prevenção e assistência a vítimas que são fundamentais para reforçar o combate a este crime. Além disso, ele identifica a necessidade de ações específicas para combater o tráfico humano, que alicia pessoas para a exploração sexual e para o trabalho forçado.

O lançamento campanha 50 For Freedom no Brasil aconteceu no âmbito de uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos no Senado Federal, onde também foi instalado um painel digital que exibia as postagens do público nas redes sociais em apoio à campanha. Os brasileiros podem se juntar à iniciativa e pedir que o Brasil ratifique o Protocolo pelas redes sociais, postando mensagens com as hashtags #50FF, #50ForFreedom e #AssinaBrasil. Além disso, também é possível se inscrever no site da campanha 50 For Freedom.

Um dos destaques do evento de lançamento no Brasil foi a exibição de um vídeo que registrou o encontro do ator e embaixador da Boa Vontade da OIT, Wagner Moura, com quatro trabalhadores resgatados e vulneráveis ao trabalho forçado.



Para mais informações, acesse o site da campanha 50 For Freedom.