Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho - 2024

Notícias | 26 de Fevereiro de 2024
Todos os anos a Organização Internacional do Trabalho celebra o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho em 28 de abril, escolhendo um tema pertinente relacionado com segurança e saúde no trabalho. Este ano, a OIT escolheu o tema Impactos das mudanças climáticas na segurança e saúde no trabalho.

Com este tema a OIT pretende sensibilizar para os impactos das alterações climáticas no mundo do trabalho, especialmente na segurança e a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. Estas mudanças nos padrões climáticos, incluem ocorrências cada vez mais frequentes de fenómenos climáticos extremos, que podem acentuar os impactos da exposição a riscos profissionais, tais como o stresse térmico, a radiação UV, a poluição do ar, acidentes industriais graves, aumento de doenças transmitidas por vetores e aumento da exposição a produtos químicos.

À semelhança dos anos anteriores, a OIT irá divulgar o relatório sobre o tema escolhido para assinalar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho de 2024, bem como outros materiais promocionais. Também irá promover um evento internacional com especialistas e palestrantes convidados de governos, empregadores e trabalhadores para debater formas eficazes para proteger os trabalhadores e trabalhadoras e responder a este desafio global (data exata a anunciar oportunamente).



Descarregue o poster aqui.