Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil

Mike Einziger, Ann Marie Simpson, Pharrell Williams, Hans Zimmer e amigos unem suas vozes contra o trabalho infantil.

Artistas famosos estão trabalhando juntos para apoiar os esforços da OIT para combater o trabalho infantil.

Comunicado de imprensa | 5 de Junho de 2014
 Tiffany Bordenave
LOS ANGELES – O produtor/compositor/guitarrista Mike Einziger, Pharrell Williams, o compositor Hanz Zimmer e Travis Barker, do Blink-182, estão entre os vencedores de Oscar, Globo de Ouro e Grammy que se juntaram para gravar uma música em apoio à campanha da Organização Internacional do Trabalho “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”. Participam também da música Minh Dang, sobrevivente do tráfico sexual infantil, e a nova estrela Liz.

A música “Till Everyone Can See” (Até todos poderem ver) e o videoclipe serão lançados no dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Ela foi escrita pelo (fundador/guitarrista/compositor da banda de vanguarda Incubus), Mike Einziger, e pela violinista mundialmente conhecida Ann Marie Simpson. Os dois músicos tiveram a ideia para a música após terem se encontrado com a OIT e receberem informações sobre os milhões de crianças em situação de trabalho infantil em todo o mundo. Quando Hans Zimmer ouviu a demo da música, decidiu apoiar a iniciativa e alistou Pharrell e outros músicos. Einziger, Simpson, Zimmer e Williams trabalharam juntos recentemente na trilha sonora do filme O Espetacular Homem-Aranha 2.

“Há 168 milhões de crianças com idades entre 5 e 18 anos em trabalho infantil no mundo, desempenhando trabalhos para os quais são jovens demais,” disse Mike. “A muitas delas é negada a oportunidade de frequentar a escola. 85 milhões delas estão fazendo trabalhos que colocam sua saúde ou segurança, às vezes até mesmo suas vidas, em perigo. São vítimas de exploração no comércio de drogas ou sexo, são recrutadas como soldados ou forçadas a pedir esmolas, a trabalhar em minas e ‘sweatshops’ (fábricas que impõem condições desumanas) ou como trabalhadoras domésticas. Isto é inaceitável,” declarou.

Fundada em 1919, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a agência especializada mais antiga das Nações Unidas. A OIT conta com o maior programa mundial de combate ao trabalho infantil: o Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC).

“Esta é uma oportunidade para que artistas e a comunidade global se unam aos esforços dos membros da OIT – governos e organizações de empregadores e de trabalhadores – para promover a conscientização sobre o trabalho infantil, e fazer a diferença nas vidas de milhões de crianças”, disse Marcia Poole, Diretora de Comunicação da OIT.

12 de junho também é a data do início da Copa do Mundo da FIFA, no Brasil, o evento esportivo mais assistido no mundo, com uma audiência estimada em três bilhões de pessoas. A escolha do Cartão Vermelho e da data de lançamento da campanha foi proposital: o Cartão Vermelho é um símbolo poderoso, reconhecido em todo o mundo como sinal de alerta de que algo está errado e deve parar.

Outros músicos e organizações musicais em todo o mundo também estão ajudando a promover a conscientização acerca das dificuldades enfrentadas por crianças trabalhadoras por meio da Iniciativa Música contra o Trabalho Infantil: várias orquestras e outros músicos estão dedicando seus concertos e shows à luta contra o trabalho infantil.

Para maiores informações sobre a campanha, acesse www.ilo.org/redcard ou entre em contato conosco pelo email communication@ilo.org.

 Trabalho Infantil: Fatos e números
  • O número de crianças em situação de trabalho infantil em todo o mundo diminuiu em um terço desde o ano 2000, passando de 246 milhões para 168 milhões de crianças. Mais da metade – 85 milhões – encontram-se em trabalho perigoso (em comparação com 171 milhões, em 2000).
  • A Ásia e o Pacífico ainda têm os maiores números (quase 78 milhões ou 9,3% da população de crianças), mas a África Subsaariana continua sendo a região com a maior incidência de trabalho infantil (59 milhões, mais de 21%).
  • Há 13 milhões (8,8%) de crianças em trabalho infantil na América Latina e no Caribe e no Oriente Médio e no Norte da África há 9,2 milhões (8,4%).
  • A agricultura continua sendo, de longe, o setor em que são encontradas mais crianças trabalhadoras (98 milhões ou 59%), mas o problema também não pode ser ignorado no setor de serviços (54 milhões), nem na indústria (12 milhões), sendo que a maioria atua na economia informal.
  • Entre as meninas, o trabalho infantil caiu 40% desde 2000, em comparação com 25% para os meninos.
Source: Marking progress against child labour - Global estimates and trends 2000-2012 (ILO-IPEC, 2013).