Cooperação Sul-Sul

"O grande potencial da cooperação Sul-Sul para ajudar a melhorar as vidas de milhões de trabalhadores"

Declaração de Guy Ryder Diretor-Geral, Organização Internacional do Trabalho Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul

Statement | 12 September 2015
© Ray Witlin / World Bank
A comunidade internacional está se preparando para adotar formalmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no final deste mês. Hoje a Organização Internacional do Trabalho (OIT) destaca o papel da cooperação Sul-Sul para ajudar a elevar os padrões de vida de milhões de mulheres e homens através de empregos decentes, enquanto enfrentamos os desafios para cumprir a Agenda de Desenvolvimento de 2030.

A cooperação Sul-Sul permite que os países em desenvolvimento busquem seus objetivos individuais e/ou compartilhados de desenvolvimento de capacidade nacional através do intercâmbio de conhecimentos, competências, recursos e know-how técnico. Ela promove a solidariedade e a igualdade entre países e pessoas ─ tanto na dimensão norte-sul quanto na sul-sul ─ e democratiza as relações internacionais.

Os países que participaram recentemente da Conferência sobre Financiamento para o Desenvolvimento em Addis Ababa se comprometeram a aumentar a cooperação sul-sul. E já podemos ver o surgimento de um novo panorama para o financiamento sul-sul multilateral por entidades como o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o novo banco multilateral de desenvolvimento acordado pelos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Esperamos que o mundo do trabalho seja levado cada vez mais em conta no Financiamento para o Desenvolvimento.

A OIT tem se envolvido no apoio à cooperação Sul-Sul durante as últimas três décadas. Em março de 2012, adotamos uma estratégia intitulada "Cooperação Sul-Sul e triangular: o caminho a seguir" (South–South and triangular cooperation: The way forward), com o objetivo de engajar um número crescente de governos, organizações de empregadores e de trabalhadores, agências da ONU e atores não estatais na busca para atingir as metas de trabalho decente, particularmente através da cooperação peer-to-peer e do intercâmbio de boas práticas.

Temos estabelecido parcerias com vários grupos regionais e países para apoiar a ação no mundo do trabalho em uma série de países da África, Ásia e América Latina. Países em desenvolvimento se inscreveram para a Agenda de Trabalho Decente. A experiência de governos, trabalhadores e empregadores de países em desenvolvimento na concepção e aplicação de políticas de trabalho decente nas áreas de emprego, proteção social, direitos fundamentais do trabalho, incluindo a liberdade do trabalho infantil e do trabalho forçado, a liberdade de discriminação e a liberdade de associação junto com o diálogo social, tem se revelado um recurso particularmente valioso para promover a aplicação da agenda. As experiências dos países têm servido de base para a elaboração de iniciativas para desenvolver capacidades; partilhar conhecimentos e boas práticas, para oferecer treinamento e transferência de conhecimentos e abordagens normativas. A cooperação Sul-Sul tem sido um veículo ideal para tais iniciativas.

Há muito espaço para a ampliação da cooperação Sul-Sul e para o reforço da cooperação inter-regional no Sul global. Os trabalhadores e os empregadores e suas organizações, juntamente com os governos, têm um papel a desempenhar para encorajar essa expansão.

A Agenda de Desenvolvimento de 2030 é uma oportunidade única nesta geração para melhorar a vida de bilhões e para responder à demanda universal por empregos decentes. Temos de abraçar esta oportunidade e incentivar a solidariedade – incluindo a solidariedade da cooperação Sul-Sul – que vai ajudar a tornar esse objetivo uma realidade.