« regresse à lista de resultados de pesquisa  
CIANAMIDAICSC: 0424 (Novembro 2007)
Carbimide
Cyanogenamide
Amidocyanogen
Carbamonitrile
Hydrogen cyanamide
Carbodiimide
CAS #: 420-04-2
ONU #: 2811
Número CE: 206-992-3

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Combustível apenas a temperatura elevada. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.    NÃO usar chama aberta.    Usar dióxido de carbono, pó seco, areia seca, pulverizões com água.  Combater o fogo a partir de um local seguro. 

 EVITAR A DISPERSÃO DE POEIRA! EVITAR QUALQUER CONTACTO! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tosse. Falta de ar.  Utilize exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Se não se sentir consulte o médico. 
Pele PODE SER ABSORVIDO! Vermelhidão. Dores.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar a pele abundantemente com água ou tomar um duche. Consultar o médico . 
Olhos Vermelhidão. Dores.  Usar proteção facial.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Sensação de ardor. Dor de garganta. Dores abdominais.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Enxaguar a boca. Dar a beber um ou dois copos de água. NÃO induzir o vómito. Procurar cuidados médicos . 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Proteção individal: vestuário de proteção completa incluindo aparelho respiratório autónomo. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Aspirar o material derramado com equipamento especializado. Recolher cuidadosamente o remanescente. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

skull;toxiccancer;health haz
PERIGO
Tóxico por ingestão
Mortal em contacto com a pele
Provoca irritação cutânea
Provoca irritação ocular grave
Pode provocar uma reação alérgica cutânea
Suspeito de afetar a fertilidade ou o nascituro
Tóxico para os organismos aquáticos 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 6.1; Grupo de embalagem ONU: III 

ARMAZENAMENTO
Separado de géneros alimentícios e materiais incompatíveis. Consulte Perigos Químicos. Fresco. Armazenar a 20 °C no máximo, nunca exceder 30 °C. Seco. Bem fechado. Manter em sala bem arejada. Armazenar apenas se estiver estabilizado. Consultar Notas. Armazenar em aço inoxidável, polietileno ou polipropileno. 
EMBALAGEM
Hermética.
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
CIANAMIDA ICSC: 0424
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
CRISTAIS INCOLORES HIGROSCÓPICOS DELIQUESCENTES . 

Perigos físicos
Sem dados. 

Perigo químicos
A substância é um composto altamente reativo. Pode explodir por destilação a vácuo. A substância pode espontaneamente polimerizar. Dimeriza a temperaturas superiores a 40°C com forte libertação de calor. A dimerização é catalisada por vestígios de bases. Decompõe-se " "P1] por contacto com ácidos, bases ou humidade. Isto produz fumos tóxicos incluindo amoníaco, óxidos de azoto e cianetos. Reage com ácidos, oxidantes fortes e agentes redutores fortes. Isto gera explosão e risco tóxico. Ataca metais tais como aço, cobre e alumínio. 

Fórmula: CH2N2 / H2NCN
Massa molecular: 42.0
Ponto de ebulição a 0.067kPa: 83°C
Ponto de fusão: 44°C
Descompõe-se a 260°C
Densidade relativa (água = 1): 1.28
Solubilidade em água, g/100ml a 25°C: 85
Pressão de vapor, Pa a 20°C: 0.5
Ponto de inflamação: 141°C
Poder do calor da solução na água: 359 J/g (arrefece fortemente quando dissolvido em água). 


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação dos seus aérossois, por absorção cutânea e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é severamente irritante para os olhos e pele. A substância é irritante para os tracto respiratório. Ver Notas.  

Risco de inalação
Pode ser atingida rapidamente uma concentração prejudicial de partículas transportadas pelo ar por dispersão, especialmente sob a forma pulverulenta. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
O contacto repetido ou prolongado pode causar sensibilização da pele. Testes em animais mostram que esta substância pode causar toxicidade para a reprodução ou desenvolvimento humano. 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-TWA1 2 mg/m3.
MAK: 0.35 mg/m3, 0.2 ppm; categoria de limite de pico de exposição: II(1); absorção cutânea (H); sensibilização da pele (SH); risco relativo ao grupo das grávidas: C.
EUL-TWA1 1 mg/m3, 0.58 ppm.
EU-OEL: (pele) 

AMBIENTE
A substância é tóxica para os organismos aquáticos. É fortemente aconselhado a não deixar a substância química entrar no ambiente.  

NOTAS
A cianamida tem de ser estabilizada com uma solução tampão de pH que impeça a dimerização e a decomposição.
A adição de um estabilizador ou inibidor pode influenciar as propriedades toxicológicas desta substância, aconselhando-se a consulta de um perito.
A cianamida que tenha sido armazenada durante muito tempo ou esteja contaminada, deve ser diluída em pelo menos três vezes o seu volume de água, para evitar que temperaturas críticas de decomposição sejam atingidas.
NÃO levar roupa de trabalho para casa.
O termo cianamida também é utilizado para designar cianamida cálcica.
Em combinação com álcool, mesmo em pequenas quantidades, a substância causa efeitos nos sistemas cardiovascular e nervoso central, resultando em rubor, palpitação, hipotensão e hiperventilação 

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: T; R: 21-25-36/38-43; S: (1/2)-3-22-36/37-45 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019