Programas e projetos no Brasil

  1. Projeto PRIDE: Promovendo Direitos, Diversidade e Igualdade no mundo do trabalho

    1 Julho 2021 - 30 Junho 2024

    O projeto promoverá a inclusão e o trabalho decente para 300 pessoas LGBTQIA+, prioritariamente população trans, por meio do desenvolvimento de capacidades profissionais e de habilidades socioemocionais. O projeto também apoia a incorporação de políticas de não discriminação e promoção do trabalho decente junto aos governos, às organizações de empregadores(as) e de trabalhadores(as), e ao setor privado.

  2. Projeto SCORE – Melhoria da produtividade e das condições de trabalho para Pequenas e Médias Empresas

    1 Dezembro 2020 - 29 Novembro 2024

    O Projeto vai fortalecer as pequenas e médias empresas (PMEs) funcionários(as) de cadeias de valor selecionadas, para que alcancem maior produtividade e melhores condições de trabalho, por meio da introdução da metodologia Sustentando Empresas Competitivas e Responsáveis (SCORE, na sigla em inglês) da OIT. O foco inicial do projeto são as PMEs do setor têxtil e de confecções da Região Metropolitana de São Paulo, que concentra o maior polo dessa cadeia no Brasil.

  3. Projeto de Estruturação da Agenda Regional de Trabalho Decente de Carajás

    1 Janeiro 2017 - 30 Abril 2018

    O projeto visa contribuir para a promoção do trabalho decente, através do desenvolvimento de uma Agenda Regional de Trabalho Decente na região de Carajás, que engloba 39 municípios do sul e sudeste do Pará.

  4. Projeto Algodão com Trabalho Decente

    1 Maio 2015 - 30 Junho 2024

    O projeto tem o objetivo de contribuir para a promoção do trabalho decente nos países em desenvolvimento produtores de algodão, por meio da sistematização de experiências brasileiras, seu compartilhamento e adaptação em países interessados.

  5. Cooperação Sul-Sul para Proteção dos Direitos de Trabalhadores e Trabalhadoras Migrantes na Região da América Latina e Caribe

    1 Março 2015 - 31 Agosto 2017

    O projeto visa promover o efetivo reconhecimento dos direitos dos/as trabalhadores/as migrantes na América Latina e Caribe através do compartilhamento das boas práticas existentes na região e por meio do fortalecimento de políticas/ações de proteção aos/as trabalhadores/as migrantes nos países envolvidos nesta iniciativa.

  6. Cooperação Sul-Sul para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável por meio do Trabalho Decente e da Proteção Social

    14 Novembro 2014 - 1 Maio 2017

    Este projeto visa promover um intercâmbio de experiências entre iniciativas de países do Sul que combinam a conservação ambiental com a geração de trabalho decente e a extensão da proteção social.

  7. Consolidando e Disseminando Esforços para Combater o Trabalho Forçado no Brasil e no Peru

    1 Dezembro 2012 - 31 Dezembro 2018

    O objetivo do projeto é consolidar os esforços para erradicar o trabalho forçado no Brasil e no Peru.

  8. Estratégias para Acelerar o Ritmo da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil

    1 Setembro 2012 - 31 Outubro 2018

    O foco do projeto é o apoio da OIT ao processo de adaptação de sua política de prevenção e erradicação do trabalho infantil ao novo contexto socioeconômico do Brasil, assim como à sua sistematização e compartilhamento no contexto da Cooperação Sul-Sul e da Iniciativa Regional América Latina e Caribe Livres do Trabalho Infantil.

  9. Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação – ARISE

    1 Janeiro 2012 - 31 Dezembro 2018

    O ARISE visa desenvolver e implementar programas que eliminem progressivamente o trabalho infantil no cultivo do tabaco.

  10. Projeto de Apoio ao Programa de Parceria para a Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil nas Américas

    1 Junho 2009 - 30 Março 2019

    O projeto visa apoiar a implementação do Programa de Parceria para a Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil nas Américas, além de desenhar e implementar uma estratégia que promova ações integradas de cooperação sul-sul em países na região, através da Iniciativa Regional América Latina e Caribe Livres de Trabalho Infantil.