OIT saúda o progresso da COP27 nas dimensões sociais da mudança climática

A presença da OIT na COP27 concentrou-se em destacar a importância de uma transição justa nas respostas à mudança climática e incluiu novas iniciativas sobre juventude, financiamento e intercâmbio de conhecimento.

Notícias | 21 de Novembro de 2022
©COP
GENEBRA (Notícias da OIT) - A Organização Internacional do Trabalho saudou os resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, encerrada em 20 de novembro após duas semanas de discussões. A reunião, também conhecida como COP27, produziu um resultado marcante para fornecer financiamento de "perdas e danos" para países vulneráveis duramente atingidos por desastres climáticos.

Os governos presentes na reunião também concordaram com um pacote de decisões reafirmando seu compromisso de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.

“Os resultados da COP27 levam a comunidade global adiante na ação coletiva para implementar políticas para combater o impacto da mudança climática”, disse Moustapha Kamal Gueye, coordenador Global da OIT para Empregos Verdes.

“As conclusões incluem caminhos para uma transição justa, baseada em um diálogo social significativo e eficaz, e ao reconhecimento do papel das políticas de emprego, como a proteção social, no combate ao impacto da mudança climática”.

A OIT vem liderando esforços para integrar as dimensões sociais da mudança climática nos principais processos internacionais de política climática desde o início do processo da COP em 1995. Durante a conferência, realizada em Sharm El-Sheikh, Egito, a OIT supervisionou mais de 35 eventos em um Pavilhão de Transição Justa, construído para focar a atenção nos aspectos sociais da transição da mudança climática e a importância da construção de uma transição justa para os processos de adaptação e mitigação.

Os eventos no Pavilhão incluíram o lançamento de uma nova iniciativa Pacto de Empregos Verdes para Jovens (“Green Jobs for Youth Pact”), que visa ajudar a colmatar a lacuna de competências para as e os jovens, e o lançamento de uma ferramenta de financiamento para a transição justa para atividades bancárias e de investimento ("Just Transition Finance Tool on Banking and Investment Activities"), desenvolvida em conjunto com o Grantham Research Institute da London School of Economics, com o propósito ajudar as instituições financeiras a incorporar uma dimensão de transição justa em suas operações.

Uma série de produtos de conhecimento da OIT foi lançada durante a COP27. Esses incluíram uma série de Resumos de Políticas de Transição Justa ("Just Transition Policy Briefs") , projetada para melhorar a compreensão técnica e política da aplicação das Diretrizes da OIT para uma Transição Justa rumo a Economias e Sociedades Ambientalmente Sustentáveis para Todos ("ILO’s Guidelines for a Just Transition towards Environmentally Sustainable Economies and Societies for All"), e um novo relatório sobre o papel que as empresas podem desempenhar na transição verde.

O Centro de Conhecimento de Transição Justa (Just transition Knowledge Hub), localizado no Pavilhão, serviu como um fórum para as delegadas e os delegados compartilharem informações sobre como operacionalizar políticas e práticas de transição justa, nos níveis empresarial, setorial, nacional e regional. Outros eventos destacaram a importância do diálogo social e questões relacionadas à inclusão social e grupos vulneráveis – incluindo mulheres, indígenas, migrantes e pessoas com deficiência – que correm o risco de serem afetados desproporcionalmente pela transição.

O Pavilhão da Transição Justa foi organizado em conjunto pela OIT e pela Comissão Europeia, com a Confederação Sindical Internacional (ITUC), a Organização Internacional de Empregadores (IOE) e o secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). Serviu como um centro para centenas de delegados(as), incluindo representantes de organizações internacionais, governos, organizações de trabalhadores e empregadores, setor privado, academia e associações de jovens.

Joost Korte, diretor-geral de Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão da Comissão Europeia, disse: “estamos extremamente felizes por, com os colegas da Organização Internacional do Trabalho, termos criado este primeiro Pavilhão de Transição Justa. É um tópico importante que estamos discutindo e, o que espero, será um processo muito importante e interessante para todos nós.”

"O movimento trabalhista global mobilizou-se na COP27 para ter um acordo climático ambicioso. Precisamos de uma transição justa focada no trabalho, com diálogo social, proteção social e direitos trabalhistas em seu centro. O Pavilhão de Transição Justa da OIT contribuiu para esse esforço com suas muitas atividades e alta visibilidade", disse Sharan Burrow, secretária-geral da Confederação Sindical Internacional.

“A OIT fez um ótimo trabalho com o primeiro Pavilhão de Transição Justa na COP27, estamos orgulhosos de ter feito parte desse esforço para criar um espaço altamente visível para reunir empregadores e trabalhadores e promover suas experiências, desafios e prioridades”, disse Roberto Suárez Santos, secretário-geral da Organização Internacional dos Empregadores.