OIT e SENAI apresentam pesquisa sobre condições de trabalho e produtividade nas PMEs do setor de confecção de São Paulo

Oficina promovida pelo Projeto SCORE contou com a participação de representantes do varejo da moda, da indústria da confecção, da confederação nacional dos trabalhadores do vestuário, de associações setoriais e do SENAI.

Notícias | 7 de Novembro de 2022
Participantes da oficina promovida pela OIT e pelo SENAI em São Paulo

Brasília - Representantes do varejo da moda, da indústria da confecção, da confederação nacional dos trabalhadores do vestuário, de associações setoriais e do SENAI participaram da Oficina de Atores Estratégicos do Projeto SCORE, realizada nos dias 26 e 27 de outubro em São Paulo. A Oficina foi uma atividade preparatória do Projeto SCORE, com a finalidade de apresentar aos atores setoriais os principais resultados de diagnóstico elaborado pela OIT sobre as condições de trabalho e produtividade nas pequenas e médias empresas (PMEs) da cadeia da confecção em São Paulo.

Produzido com o apoio da consultoria Società, a partir de entrevistas com especialistas e de questionário respondido por 67 PMEs do setor, o diagnóstico identificou desafios de produção eficiente, gestão de pessoas, comunicação e liderança, ambiente de trabalho saudável e seguro, diversidade e inclusão, sustentabilidade ambiental e relacionamento entre os elos da cadeia.

O evento foi organizado pela OIT, com apoio da Escola SENAI Francisco Matarazzo, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (ABIT) e da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX).

No primeiro dia da Oficina, mais de 40 atores setoriais de diversas entidades e empresas debateram potenciais contribuições da metodologia SCORE e estratégias para sua implementação no setor, a partir dos pontos identificados no diagnóstico.

O Projeto SCORE tem como objetivo elevar a produtividade e melhorar as condições de trabalho de pequenas e médias empresas (PMEs) da cadeia de confecção da Região Metropolitana de São Paulo. Segundo a OIT, as PMEs são importantes geradoras de emprego, responsáveis em média por 2/3 dos postos de trabalho criados em âmbito global, tendência que se verifica também no Brasil. Apesar de sua importância para a criação de postos de trabalho, as PMEs registram menor produtividade, quando comparadas às grandes empresas, e têm maior dificuldade de oferecer melhores condições de trabalho.

Participantes da oficina promovida pela OIT e pelo SENAI em São Paulo

“O evento foi bastante positivo na medida que uniu organizações representativas, varejistas e fornecedores para conhecer o diagnóstico realizado do setor e dialogar sobre caminhos para aumentar a produtividade e competitividade da cadeia fornecedora de confecções. Esta ação está muito alinhada com o propósito da ABVTEX e suas associadas que é promover a moda sustentável, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia de valor ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente.’ A parceria entre OIT, ABVTEX e ABIT para o desenvolvimento do Projeto SCORE tem alto potencial de impacto na sustentabilidade das empresas do setor da moda.”, disse Edmundo Lima, diretor-executivo da ABVTEX,

Entre os desafios elencados, os participantes da Oficina identificaram aqueles que consideram prioritários para a atuação do Projeto SCORE e reforçaram a necessidade de fortalecer a dimensão humana da produtividade no setor da confecção, que é um dos principais empregadores da indústria de transformação no Brasil.

“Produtividade e condições de trabalho são temas que se tornam mais potentes quando abordados de forma integrada. A experiência global da metodologia SCORE reúne evidências de que a promoção de práticas de gestão colaborativas e de ambientes de trabalho diversos, inclusivos, saudáveis e seguros impacta positivamente sobre a produtividade. Ao mesmo tempo, elevar a produtividade e compartilhar os seus ganhos é essencial para viabilizar melhores condições de trabalho, inclusive em termos de jornada de trabalho e remuneração dignas”, disse Andrej Slivnik, Oficial Nacional de Projetos da OIT.

No segundo e último dia do evento, a metodologia SCORE foi apresentada para 60 professores(as) e consultores(as) da Escola SENAI Francisco Matarazzo, do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Moda e de unidades do SENAI de outros estados. Os participantes discutiram o potencial de estratégias focadas na cooperação no ambiente de trabalho para obter ganhos de produtividade e as complementaridades entre a metodologia SCORE e programas do SENAI para o setor.

Segundo Fernando Pimentel, Presidente da ABIT, “Nós pudemos conhecer uma metodologia que vem sendo implantada em mais de 20 países, pudemos avaliar uma pesquisa que não foi tão grande, mas com significado, com cerca de 67 empresas das quais 85% certificadas pelo Programa ABVTEX, em que estágio elas estão, e com isso tudo pudemos identificar os pontos fortes e os pontos que devem ser trabalhados na melhoria da agenda da competitividade e da produtividade envolvendo as relações entre colaboradores e gestores das companhias. Estamos muito entusiasmados em participar desse projeto e temos plena consciência que a transferência de tecnologia juntamente com os resultados que serão alcançados nesse projeto piloto levarão mais empresas a aderirem essa agenda no futuro.”.

Por meio de treinamentos práticos e consultorias in-factory, a metodologia SCORE está organizada em módulos e explora temas como gestão da força de trabalho, produção limpa, controle de qualidade, saúde e segurança no trabalho e promoção da igualdade de gênero, sempre com foco no papel da cooperação entre trabalhadores(as) e empregadores(as) para a obtenção de ganhos compartilhados de produtividade e competitividade.

"É um prazer para o Instituto SENAI Têxtil e Moda do SENAI SP, participar de um projeto em parceria com OIT, ABIT e ABVTEX. O SCORE é uma metodologia já aplicada em 24 países e que agora chegará ao Brasil. Nossos especialistas e professores receberam com muito entusiasmo o conhecimento compartilhado. Acreditamos que juntos poderemos apoiar as empresas da cadeia produtiva da moda, capacitando indústrias de confecção fornecedoras de marcas do varejo e suas oficinas subcontratadas. Não tenho dúvida que aplicação do projeto no Brasil será um sucesso", disse Mercia Rodrigues, diretora da Escola SENAI Francisco Matarazzo.

A expectativa é de que a metodologia possa ser adaptada para utilização pelo SENAI, como projeto piloto, em aproximadamente 30 PMEs da cadeia produtiva da confecção na Região Metropolitana de São Paulo, ao longo do primeiro semestre de 2023.

Para maiores informações, visite a página do Projeto SCORE.

O projeto SCORE contribui para o alcance dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 no Brasil: ODS 5 (Igualdade de gênero), ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura ), e ODS 12 (Consumo e produção responsáveis ).