OIT se prepara para lançar Programa SCORE no Brasil

Programa SCORE será lançado no Brasil com duração três anos para apoiar pequenas e médias empresas (PMEs) e reverter danos causados por más condições de trabalho no setor de vestuário brasileiro.

Notícias | 26 de Fevereiro de 2021

Este ano, o Escritório da OIT em Brasília lançará, com duração de três anos, o programa Promoção de Empresas Competitivas e Responsáveis (Sustaining Competitive and Responsible Enterprises SCORE) no Brasil. Os recursos para esse programa são disponibilizados por meio de acordo entre a OIT e o Ministério Público do Trabalho (MPT), oriundos de um conjunto de multas de empresas de diversos setores da economia. O objetivo do financiamento é reverter danos causados por más condições de trabalho no setor de confecções no Brasil. O valor de USD 898.750 foi alocado para apoiar o programa.


Trabalhadora em fábrica do setor de confecções (Foto: arquivo)

A OIT coordenará sua ação com o “Plano Mais Brasil”, lançado pelo Ministério da Economia em fevereiro de 2020. O objetivo do “Programa Mais Brasil” é capacitar e fortalecer cerca de 300 mil pequenas e médias empresas (PMEs) , incluindo os setores de comércio, serviços e industrial  até 2022.

O Programa SCORE está bem alinhado ao Plano Mais Brasil, que tem como foco o aprimoramento da gestão e a otimização da produção na linha de frente fabril. O Plano inclui parcerias importantes com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A equipe da Cadeia de Valor da OIT apoiará o projeto conduzindo uma rápida avaliação de mercado para identificar os principais setores que podem ser objeto das intervenções.

A OIT tem o orgulho de lançar este trabalho conjunto com o objetivo de fortalecer a formação profissional e a aprendizagem ao longo da vida como ferramenta para fomentar a produtividade e as condições de trabalho das empresas brasileiras, algo que é igualmente benéfico para empregadores, trabalhadores e para a economia e sociedade brasileiras."

Martin Georg Hahn, Diretor do Escritório da OIT no Brasil

Como uma força motriz para a criação de empregos, as pequenas e médias empresas desempenham um papel central no esforço coletivo para construir uma recuperação sustentável após a COVID-19, com mais e melhores empregos, sociedades saudáveis e resilientes, agendas sociais e sobre o trabalho mais inclusivas."


O Programa SCORE da OIT busca melhorar a produtividade e as condições de trabalho das PMEs. A principal intervenção do programa é o treinamento SCORE, que combina treinamento prático em sala de aula com consultoria na fábrica. O treinamento apresenta as melhores práticas internacionais nos setores de manufatura e de serviços e ajuda as PMEs a participarem de cadeias de suprimentos globais.

O treinamento SCORE se concentra no desenvolvimento de relações de trabalho cooperativas, resultando em benefícios compartilhados para proprietários(as) de empresas e as pessoas que nela trabalham. Os módulos de treinamento SCORE cobrem temas como Cooperação no Local de Trabalho, Gestão da Qualidade, Produção Limpa, Gestão de Recursos Humanos, Saúde e Segurança Ocupacional, Manufatura Enxuta, Igualdade de Gênero, Negócios Responsáveis, Coaching em Hospitalidade e Tempo de Trabalho. Os formatos de treinamento variam, os módulos geralmente incluem um treinamento em sala de aula de um / dois dias para gerentes e trabalhadores(as), seguido por consultas no local com especialistas do setor que ajudam a colocar o treinamento em ação no local de trabalho, alguns cursos são online com ritmo individual.

Por meio do programa SCORE, a OIT auxilia agências governamentais, provedores de treinamento, associações industriais e sindicatos em economias emergentes na África, Ásia e América Latina a oferecer treinamento SCORE para empresas. Uma equipe global da OIT baseada na sede e nos escritórios nos países, com apoio financeiro da Suíça e da Noruega, gerencia o programa.