Desenvolvimento sustentável e formas dos empregos no futuro serão tema de seminário em São Paulo

Em parceria com a FEA-USP, a OIT realiza na próxima segunda-feira (21/11) o seminário “Diálogos Nacionais sobre o Futuro do Trabalho”.

Notícias | 18 de Novembro de 2016
© Trabalhadores em campo de cana-de-açúcar no interior de São Paulo (Foto: UN Photo/Eskinder Debebe).
No âmbito da Iniciativa do Centenário da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o Futuro do Trabalho e das comemorações dos 70 anos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), o seminário “Diálogos Nacionais sobre o Futuro do Trabalho” será realizado na próxima segunda-feira, dia 21 de novembro, na Sala de Congregação da FEA-USP.

O evento contará com a participação do Diretor do Departamento de Pesquisa da OIT em Genebra, Raymond Torres, e do Diretor do Escritório da OIT no Brasil, Peter Poschen, além de diversos especialistas, acadêmicos e representantes do governo, da sociedade civil e de organizações de empregadores e de trabalhadores.

O primeiro diálogo, que acontecerá na parte da manhã, será sobre “Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Oportunidades para o Futuro do Trabalho”. Já o segundo diálogo, marcado para o período da tarde, discutirá a seguinte questão: “Quais serão as Fontes e as Formas dos Empregos no Futuro?”

Confira a programação completa do seminário, que será aberto ao público e à imprensa, sujeito à lotação do auditório.

Futuro do Trabalho

O mundo do trabalho se encontra em meio a um grande processo de mudança, impulsionado por várias forças de transformação: desde a evolução das tecnologias, passando pelo impacto das mudanças climáticas, até as constantes mudanças na produção e no emprego, por exemplo.

Para que a OIT consiga entender estes desafios e elaborar respostas eficazes para impulsionar seu mandato a favor da justiça social, o Diretor Geral da organização, Guy Ryder, lançou a Iniciativa do Centenário sobre o Futuro do Trabalho, que procura envolver a estrutura tripartite da OIT numa ampla discussão sobre o assunto, além do mundo acadêmico, da sociedade civil e de outros atores relevantes e interessados.

Como parte desta iniciativa, todos os Estados Membros da OIT foram convidados a organizar diálogos nacionais sobre o futuro do trabalho em quatro áreas temáticas: trabalho e sociedade, trabalho decente para todos, a organização do trabalho e da produção e a governança do trabalho. Os resultados dessas conversas informarão o Comitê de Alto Nível da OIT sobre o Futuro do Trabalho, junto com relatórios regionais que explorarão o contexto político e socioeconômico de cada região do mundo e facilitarão a cooperação com organizações regionais e sub-regionais sobre o futuro do trabalho. Também serão realizadas consultas com uma ampla variedade de públicos, além dos constituintes tripartites.

Serviço:

Diálogos Nacionais sobre o Futuro do Trabalho
Data: 21/11/2016, das 9h às 17h15
Local: Sala da Congregação da FEA-USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Cidade Universitária, São Paulo, SP)

Informações para a imprensa:

Ana Paula Canestrelli - Oficial de Comunicação e Informação Pública da OIT
Tel: (61) 2106-4625
E-mail: canestrelli@ilo.org